Vereadores propõem implantação do Estacionamento Rotativo em Caçador

PUBLICIDADE

estaciionamento

Iniciativa é do vereador Rubiano Schmitz, que elaborou minuta de projeto de lei

A Câmara Municipal de Caçador aprovou, nesta terça-feira, 9, indicação coletiva solicitando ao Poder Executivo o envio de um Projeto de Lei que regulamente e implemente o Estacionamento Rotativo no município. A iniciativa partiu do vereador Rubiano Schmitz (PP), que elaborou uma minuta de projeto entregue junto à indicação.

Segundo Rubiano, a proposta surgiu após reivindicação do Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que esteve recentemente na Câmara pedindo apoio para a regularização do sistema rotativo. Paralelamente, o vereador já mantinha diálogo com o presidente do IPPUC, Alexandre Schermach, que estava conduzindo estudos técnicos sobre a implantação.

“Começamos a trabalhar a quatro mãos na elaboração de uma minuta. Compartilhamos o conteúdo com os vereadores e com o Alessandro Gonçalves, diretor da Guarda Municipal, para verificar questões técnicas relacionadas ao trânsito. Chegamos a um modelo equilibrado, que agora é encaminhado como sugestão ao Executivo”, explicou Rubiano.

A indicação contempla uma proposta básica de funcionamento, deixando a cargo do Executivo a definição de valores, horários, ruas abrangidas e demais aspectos práticos da regulamentação. Um ponto importante, segundo o vereador, é que o sistema não será restrito apenas à Avenida Barão do Rio Branco, como era no passado. “A proposta abrange diversas vias do município, inclusive nos bairros, e não somente o Centro”, destacou.

Pela proposta apresentada, a implementação será conduzida pelo Executivo em conjunto com o IPPUC, a Guarda Municipal e com base no Plano de Mobilidade Urbana, já aprovado anteriormente. “Acreditamos que, com boa vontade e agilidade, em 60 a 90 dias o sistema de estacionamento rotativo poderá estar implantado em Caçador”, afirmou Rubiano.

A expectativa dos vereadores é de que a medida contribua para a organização do tráfego urbano e gere maior rotatividade de vagas, especialmente em regiões comerciais da cidade. A proposta aguarda agora análise do Executivo para possível adequação e envio oficial à Câmara.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima