Reflexos da nova federação partidária em Caçador
União Brasil, Progressistas e Republicanos poderão estar no mesmo barco
Houve uma reunião em Brasília nesta terça-feira, 30, entre dirigentes partidários, onde poderá ser efetivada uma federação que, se aprovada, terá além do União Brasil, também o Republicanos e o Progressistas.
A federação, que teria decisões verticalizadas, ou seja, obriga os partidos a segui-la nos estados e municípios, teria reflexos em Caçador, que podem alterar cenários para as eleições deste ano. Porém, dependendo da aproximação e das propostas locais, poderá promover trocas partidárias além do que se imagina.
Em Caçador, a federação colocaria no mesmo barco, por exemplo, Fically, Moacir D’Agostini, Lidiane, Leandro Sawchuk e Clayton Zanella.
Mais um ingrediente nas conversas partidárias.
Pelas informações, o presidente do União Brasil em SC, deputado federal Fábio Schiochet, ele apoia a federação, porém reafirma, o desejo de estar com o PSD nas eleições deste ano. Sinal de que as conversas serão longas.
Federações partidárias
A federação partidária, que consiste na união de dois ou mais partidos para atuarem como se fossem um só, vai estrear nas eleições deste ano. Ao contrário das coligações, as federações não poderão ser desfeitas depois da disputa eleitoral.
As federações são válidas tanto para eleição majoritária (presidente da República, governador, senador e prefeito) quanto para a proporcional (deputado federal, deputado estadual e distrital e vereador).