Difícil pensar que esta obra seja realizada em curto prazo, pelo montante de investimentos
Um colega de imprensa publicou nas redes sociais, um texto em que seriam necessários R$ 350 milhões de reais para a pavimentação do acesso a Timbó Grande, partindo da SC 350, em Calmon e também de Timbó Grande até Canoinhas, na BR 280.
Seriam, portanto, R$ 150 milhões de reais para pavimentar os 43 quilômetros até Timbó Grande e os outros R$ 200 milhões, para asfaltar de Timbó Grande até Canoinhas, que completariam os 110 quilômetros.
Sem uma fonte, o texto diz que “as estimativas são baseadas em obras em rodovias estaduais em outros locais”.
Contrariando o texto, o traçado não é totalmente pela SC 120, pois esta rodovia parte de Lebon Régis, através das comunidades da Pastagem São Pedro (Lebon Régis) e São Miguel (Timbó Grande) até Timbó Grande. O traçado que tem sido comentado, é partindo da SC 350 na altura do Km 17 pela SC 459, passando por São João de Cima (Calmon), Serra Chata e Cachoeira (Timbó Grande) e de Timbó Grande até BR 280 em Canoinhas, aí sim, pela SC 120, passando pela Barra Mansa (Canoinhas).
Há alguns anos fiz este trajeto junto com o prefeito Ari Galeski, de Timbó Grande, com fotos e filmagens, mas no trajeto inteiro na SC 120. Conheço, portanto os dois trajetos e estive na reunião da Acic de Caçador, que tratou do assunto.
A “luta” da Associação Empresarial de Caçador (Acic) que tem encabeçado as discussões é para contratar (quem sabe neste ano de 2025) o projeto executivo, que já tem a indicação do deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) para destinar emenda com parte dos recursos.
Mas, penso, que daí a concretizar a realização de uma obra de R$ 350 milhões, ainda estamos um pouco distante. O tempo dirá!
Os valores estimados não passam de mera estimativa, pois o investimento necessário somente ficará claro com a realização do projeto executivo.
Foto: Arquivo