Deputado estadual Marcos Vieira, foi reeleito vice-presidente
Buscando se desvincular dos extremos e seguindo uma linha de centro, o PSDB Nacional respira com a eleição do deputado federal Aécio Neves assumindo a presidência nacional do partido.
O discurso geral é de resgate histórico e renovação, trabalhando desde já pela reestruturação partidária com vistas de evitar a famosa cláusula de barreira nas eleições de 2026.
A esperança de Aécio e estar em um plano nacional e eleger deputados em todo o Brasil.
O deputado estadual Marcos Vieira foi reeleito vice-presidente nacional com o compromisso de reformular o partido em Santa Catarina, onde ainda não há definições quanto à majoritária e busca formar chapas para a Alesc e Câmara Federal.
Para os que temiam o fim da sigla partidária, parece que esta possibilidade está descartada em curso prazo.
Cláusula de Barreira
A a Emenda Constitucional 97 estabeleceu uma cláusula de barreira diferente, definindo que somente podem ter acesso aos recursos do Fundo Partidário e à propaganda gratuita em rádio e televisão os partidos políticos que alcançassem pelo menos um dos critérios de desempenho fixados.
Os critérios são os seguintes:
- a eleição de pelo menos 11 deputados federais, distribuídos em pelo menos nove unidades da Federação;
- ou a obtenção de, no mínimo, 2% dos votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados, distribuídos em pelo menos nove unidades da Federação, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada um deles.

