Levantamento revela contradições na forma como brasileiros se posicionam
Tive que ler várias vezes para entender esta informação do Instituto Datafolha, cuja pesquisa foi amplamente divulgada neste sábado, 27, em vários veículos de comunicação.
Uma pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha na noite desta sexta-feira, 26, mostra que 34% dos petistas se dizem de direita e 14% dos bolsonaristas se identificam com a esquerda, apontando uma contradição entre a identificação ideológica dos brasileiros e sua adesão a lideranças políticas como Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro.
Para medir a identificação com lideranças, o Datafolha pediu aos entrevistados que se posicionassem numa escala de 1 a 5, em que 1 correspondia ao bolsonarismo e 5 ao petismo. Foram classificados como bolsonaristas os que marcaram 1 ou 2, como petistas os que escolheram 4 ou 5, e como neutros os que ficaram no ponto intermediário. Já a identificação ideológica foi aferida numa escala de 1 a 7, do máximo à esquerda ao máximo à direita, permitindo a classificação em esquerda, centro-esquerda, centro, centro-direita e direita.
Fonte: O Globo

