Bombeiros Voluntários de Caçador realizam intercâmbio em Portugal

PUBLICIDADE

intercâmbio

Grupo percorreu mais de 1500 quilômetros, visitando instalações de entidades semelhantes

Uma comitiva do Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador realizou uma viagem de intercâmbio a Portugal, entre 18 e 26 de maio, para diversas atividades. O grupo contou com o presidente Claudemir Hubner, o comandante Anderson Caetano de Souza, o subcomandante Alexandro José Kmita e o chefe de equipe Pedro Henrique Scherer.

O objetivo foi visitar cidades portuguesas com sistemas voluntários semelhantes ao de Caçador, analisando cursos, formas de recrutamento de bombeiros, atuação, operações, viaturas e escalas. Um foco importante foi conhecer as estruturas físicas, já que Caçador iniciará em breve a construção de um novo quartel moderno e funcional, planejado para os próximos 50 anos.

Foram percorridos mais de 1.500 km em Portugal, visitando quartéis de Cacilhas, Dafundo, Arruda dos Vinhos, Alcobaça, Ourém, Barcelinhos, Coimbrões, Ermesinde, Fafe e Felgueiras, além de instituições como a Liga dos Bombeiros Portugueses, Escola Nacional de Bombeiros, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Guarda Nacional Republicana e a Prefeitura de Fafe. Na Espanha, visitaram o quartel de Vigo.

Um momento marcante foi a participação na solenidade do Dia Nacional do Bombeiro em Guimarães, representando os bombeiros voluntários do Brasil, com entrega de prêmios e condecorações.

Durante o evento, o comandante Caetano entregou o machado símbolo da União de Bombeiros dos Países de Língua Portuguesa (UBPLP) a Clemente Mitra, da Liga dos Bombeiros Portugueses. O machado, reproduzido pelos bombeiros brasileiros, é um símbolo transitório entregue ao país-sede da assembleia geral da organização.

Claudemir Hubner, em nome da corporação caçadorense e brasileira, também foi homenageado. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador agradece a calorosa recepção em todos os locais visitados e acredita que a viagem trará benefícios para a corporação e a comunidade, que logo contará com um quartel digno e moderno.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima