PSDB, Podemos, PP e União Brasil devem encaminhar para fusões
Esta terça-feira, 29, é um dia importante para definições de fusões de partidos políticos, com diversas reuniões marcadas para Brasília e nos destados.
De acordo com o SC em Pauta, está confirmada a federação “União Progressista”, que unirá o União Brasil e o Progressistas. Hoje, às 15h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, será feito o lançamento oficial.
Até dezembro, o presidente nacional do UB, Antonio Rueda, e o presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, dividirão o comando da federação. A partir de janeiro, caberá a Rueda o comando.
Em Santa Catarina, algumas conversas serão feitas, porém, o Progressistas deve ficar com a coordenação estadual. Aqui no estado, os partidos federados se igualarão ao MDB, com seis deputados na Assembleia Legislativa. Ainda terão um deputado federal, Fábio Schiochet (UB), e um senador, Esperidião Amin (Progressistas).
Hoje também acontece uma reunião em Brasília para discutir a criação do PSDB+Podemos, fruto da fusão desses dois partidos.
O deputado estadual Marcos Vieira, que preside os tucanos em Santa Catarina, será o presidente estadual da nova legenda.
O comando nacional será dividido entre Renata Abreu e Marconi Perillo. Aqui no estado, o partido passará a ter cinco deputados na Assembleia Legislativa e cerca de 300 vereadores.
O que chama a atenção nessa fusão é que os deputados estaduais Ana Paula da Silva, a Paulinha, e Camilo Martins, ambos do Podemos, estão na base do governador Jorginho Mello (PL). Já o deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) é pré-candidato ao Governo do Estado, e uma aproximação com o governador Jorginho Mello (PL) é considerada por algumas lideranças como algo difícil.