camara

Título estadual reforça vocação madeireira de Caçador

Detalhes foram apresentados pelo diretor da Udesc, na Palavra Livre

O diretor-geral da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – Campus do Meio-Oeste (Cesmo), Mayco Morais Nunes, utilizou a Palavra Livre na sessão da Câmara de Vereadores de Caçador desta terça-feira, 12, para apresentar detalhes sobre a recente aprovação, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), do projeto de lei que concede a Caçador o título de Capital Catarinense da Indústria da Madeira. A proposta é de autoria do deputado estadual Nilson Berlanda e aguarda sanção do governador Jorginho Mello.

Segundo Nunes, a iniciativa contou com participação direta da Udesc, especialmente por meio do curso de Administração Pública e da disciplina de Educação e Cultura Política, coordenada pela professora Juciele Baldissarelli. O projeto nasceu com o objetivo de valorizar a identidade de Caçador e aprimorar os processos produtivos locais.

Inicialmente, a proposta previa o título de “Capital da Madeira”, porém, como o município de Otacílio Costa já detém essa denominação há quase duas décadas, foi necessário articular junto ao deputado Nilson Berlanda a adequação do texto, resultando na aprovação unânime do novo título na Alesc.

O diretor destacou que o reconhecimento oficial abrirá portas para a criação de equipamentos e ações voltados à valorização da vocação madeireira da cidade, como a implantação de um museu da cultura da madeira e projetos de preservação das tradições locais. “Essa conquista representa um incentivo à valorização de Caçador, fortalecendo o desenvolvimento regional com apoio do Governo do Estado e da Udesc”, afirmou.

Durante sua fala, Nunes também informou que estão em andamento processos para abertura de vagas em concurso público da instituição, contemplando professores e técnicos, o que deve atrair novos moradores e impulsionar transformações a médio e longo prazo no município.

Por fim, ele ressaltou o compromisso da gestão pública com entregas concretas e o papel estratégico do ensino superior de qualidade para o crescimento de Caçador. A sanção da lei está prevista para o dia 22 de agosto, data que coincidirá com a posse do novo presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), o caçadorense Gilberto Seleme.

Ao final de sua fala, os vereadores Rubiano Schmitz, Fabiano Dobner, Marcos de Souza e Almir Dias enalteceram a importância a importância deste reconhecimento devido à história de Caçador com este ramo, e parabenizaram pelo trabalho da Udesc em encampar esta iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *