Sebrae/SC inicia 1ª turma do MEI UP com 30 empreendedores em Caçador

PUBLICIDADE

MEI

Ao longo de cerca de oito meses, os participantes terão acesso a conteúdo sobre gestão e outros

Na noite desta segunda-feira, 4, foi lançada oficialmente a 1ª turma do Programa MEI UP em Caçador, reunindo 30 microempreendedores individuais (MEIs) que embarcam em uma jornada de capacitação, mentoria e crescimento. A realização é do Sebrae/SC, com apoio da prefeitura por intermédio da Sala do Empreendedor e da Associação Empresarial (Acic). Trata-se de um projeto de Inclusão Socioprodutiva.

Ao longo de cerca de oito meses, os participantes terão acesso a conteúdo sobre gestão, finanças, marketing, inovação e estratégia de negócios, com apoio técnico e mentorias que visam transformar suas ideias em empresas mais estruturadas, competitivas e sustentáveis.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Empreendedorismo e Turismo, Roberto Marton, destacou a importância da ação integrada. “O projeto MEI UP é sensacional, porque nós, na prefeitura, temos a Sala do Empreendedor. Mas o que precisa ser compreendido é que simplesmente abrir uma empresa não resolve todos os problemas. O mais importante é que, ao ser aberta, a empresa receba suporte técnico, apoio econômico, orientação para o desenvolvimento do produto, estratégias de marketing e educação financeira”.

Marton reforçou ainda o papel do programa como um processo formativo que vai além da formalização do negócio. “Esse projeto tem uma característica fundamental, que é a formação. É um processo de educação no qual os empresários terão oito meses para aprender sobre diversas áreas do conhecimento, desde o essencial, como saber formar corretamente o preço do seu produto. Muitas vezes o empreendedor coloca o produto à venda sem conhecer a estrutura de custo, e quando pensa que está ganhando dinheiro, na verdade não está”.

“Entendo que esse é um passo importantíssimo para o empreendedor. O Sebrae/SC, junto à Associação Comercial e Industrial, que merece destaque, com o presidente Dr. José Tombini sempre voltado ao empreendedorismo, soma forças com a prefeitura. Essa união está oferecendo um novo caminho para nossos empreendedores. Isso é fantástico. Esse é o caminho do sucesso. Parabéns ao Sebrae/SC, à ACIC, à prefeitura e, principalmente, aos nossos e nossas empreendedoras”.

A gerente regional Centro-Norte do Sebrae/SC, Aglaes Meirelles, explicou que o programa foi criado especificamente para o público MEI. “O MEI UP é um programa de aceleração de negócios criado exclusivamente para os microempreendedores individuais. Por vezes, o indivíduo possui elevada competência técnica e conhecimento especializado, porém carece de domínio em gestão, inovação e condução estratégica do negócio. O MEI UP vem justamente para somar à técnica que essa pessoa já tem, oferecendo mais conhecimento para que ela possa fazer uma gestão mais saudável e, assim, crescer, se tornar, quem sabe, uma microempresa, aumentar o faturamento, melhorar seus produtos e ampliar seu portfólio”.

Aglaes ainda ressaltou que o programa é 100% gratuito e que há possibilidade de participação em futuras edições. “As vagas desta turma estão fechadas, mas ainda é possível deixar o nome na lista de espera. Caso haja desistências ou novas edições, entraremos em contato. Os interessados devem procurar a Sala do Empreendedor, aqui em Caçador, e manifestar o interesse. Se houver demanda, abrimos uma nova turma para realizar essa capacitação”.

Também o presidente da Acic, José Carlos Tombini, comentou sobre o projeto. “É uma excelente iniciativa. Este curso vai trazer soluções para problemas comuns dos empreendedores, auxiliando na sua jornada, com toda a assessoria dos especialistas e outras ações fundamentais. A parceria com a Acic tem como objetivo fortalecer a conexão entre a formação empreendedora e a prática de mercado, por meio da participação de empresários associados em momentos formativos do Programa MEI UP.

O evento de abertura foi realizado no Centro Comunitário do Bairro Martello e contou com a presença de autoridades locais, como o presidente da ACIC, José Carlos Tombini, vice-presidente do Serviço da ACIC, Leandro Bello, do secretário de Fazenda, Osório Timmermann, e o secretário municipal da Administração, Arnaldo José Bertotto, que prestigiaram a iniciativa ao lado dos participantes e parceiros institucionais.

Sobre o Sebrae/SC

O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima