25 de abril de 2025 03:32:06

Projeto “Formas de Existir” inicia primeiro módulo

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teatro

O modulo explorou o teatro como uma educação pedagógica de inclusão social

Dias 28 e 29 de março, no CEU do bairro Martello foi realizado o primeiro módulo do projeto “Formas de Existir”, com o tema: Teatro como educação. Foram 35 inscritos, entre professores e agentes culturais. O módulo “Teatro na Educação: Expressão, Inclusão e Transformação” foi ministrado pela professora Helen Sarapeck Ribeiro Pinto, doutora em Artes Cênicas e especialista em Teatro do Oprimido.

O modulo explorou o teatro como uma educação pedagógica de inclusão social. Por meio de abordagens teóricas e vivências práticas, os participantes foram incentivados a utilizar o teatro como recurso para promover a expressão pessoal, o desenvolvimento da autoestima, o trabalho coletivo e o engajamento dos educandos no contexto escolar e comunitário. O módulo foi experiencial e interativo, combinando discussões teóricas com práticas corporais e jogos teatrais.

O modulo trabalhou com jogos teatrais, improvisação, criação coletiva de cenas e práticas inspiradas no Teatro do Oprimido, enfatizando o protagonismo dos participantes.

A continuação deste modulo será dias 11 e 12 de abril.

“A partir de discussões sobre o simbólico, a cultura, o agir, a infância, o poético e práticas com metodologias científicas e populares, é o objetivo que esses educadores experimentem algumas possibilidades que podem significar mudanças práticas em seu dia-a-dia no trabalho (ou na vida pessoal), mudanças essas que irão somar à educação de uma nova geração de crianças, bebês e adolescentes em prol de uma sociedade em que a atuação em coletividade se prove mais eficaz para nossa evolução enquanto seres humanos”, destaca o idealizador do projeto, agente cultural Gustavo Zardo.

O professor Jorge Gonçalves é produtor no projeto “Formas de Existir”. Segundo ele, a importância do projeto está na apresentação de novas ferramentas como aliadas da educação, a partir das artes. “Essa formação traz a possibilidade de uma visão diferente de como usar a arte como ferramenta pedagógica. Esse curso vem com um acervo muito grande para os professores. Com este conhecimento, eles passam a ser multiplicadores e abre espaço para mais trabalhos no sentido de aproximar cada vez mais a arte e cultura do processo educacional”, salienta.

Saiba mais

O projeto “Formas de Existir”, envolve uma formação interdisciplinar para educadores e agentes culturais, através de um ciclo de quatro oficinas nas áreas de mediação de leituras literárias, teatro na educação, cinema e mediação audiovisual e design amigável.

O projeto é uma realização da Nuvem Cabocla Provocações Culturais, Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O projeto tem parceria com as Secretarias de Educação do município e da Gerência Regional de Educação de Santa Catarina.

Próximos módulos:

Teatro como educação – 11 e 12 de abril

Mediação de leitura – 26 de abril / 10 de maio

Cinema e audiovisual – 09 e 10 de maio / 25 e 26 de maio

Design amigável – 16 e 17 de maio / 30 e 31 de maio

Inscrições: https://www.formasdeexistir.com.br/

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