A proposta busca atrair universidades de todo o Brasil, especialmente cursos ligados à Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Arquitetura e Design
Conectar empresas do setor madeireiro e entidades de ensino, promovendo experiências que unem conhecimento e inovação, é o objetivo do roteiro piloto de Turismo Industrial e Científico, lançado pela Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Empreendedorismo e Turismo.



Os roteiros são elaborados pela Prefeitura, que também subsidia o transporte dos visitantes durante o percurso e indica opções de hotéis e restaurantes parceiros, valorizando a economia local.
A proposta busca atrair universidades de todo o Brasil, especialmente cursos ligados à Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Arquitetura e Design, estimulando a troca de conhecimento e aproximando estudantes dos processos fabris.
O primeiro passeio já está marcado e acontecerá em novembro, com estudantes de Arquitetura da Uniarp. O grupo visitará o viveiro da Frameport (Juliana Florestal), em Rio das Antas, além da planta industrial de MDF e do showroom sustentável da empresa Guararapes.
A iniciativa é uma parceria público-privada que reforça a prática industrial de Caçador e seu potencial como polo de inovação e turismo técnico. Empresas e instituições de ensino interessadas em firmar parcerias ou agendar roteiros de visita podem entrar em contato com a Secretaria pelo telefone (49) 2040-5741.

