

Pesquisador da Uniarp está em Portugal para desenvolver estudo sobre a saúde física e mental
O foco do estudo são os professores e suas causas de adoecimento e afastamentos do trabalho
O professor da Uniarp, Dr. Ricelli Endrigo está em Lisboa, Portugal para o desenvolvimento de uma pesquisa que analisará diversos fatores relacionados a saúde física e mental de professores. O objetivo é compreender quais são as causas do adoecimento e dos afastamentos do trabalho em diferentes contextos educacionais.
A pesquisa: “Fatores associados aos distúrbios musculoesqueléticos em professores da educação básica: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal”, foi aprovada pela FAPESC no Edital CP 51/2024 – ACAFE.
O estudo será desenvolvido com professores da Educação Básica da cidade de Lisboa em Portugal e com professores das 14 cidades da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), tendo a colaboração do professor Dr. Sérgio Faloni de Andrade, da Universidade de Lisboa.
O trabalho faz parte das pesquisas que vem sendo desenvolvidas desde 2015 pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos em Saúde (GIES) liderado pelo professor Dr. Ricelli Endrigo que coordena o Laboratório de Inovação em Saúde e Bem-Estar Docente da Uniarp.
O professor Dr. Ricelli também vai iniciar o seu segundo Estágio Pós Doutoral, mas agora em Saúde Pública na Universidade de Lisboa sob a supervisão do Dr. Sérgio Faloni.
“Será uma grande oportunidade para o desenvolvimento de novos estudos e parcerias com pesquisadores renomados para avançar o conhecimento no campo da saúde e da educação”, avalia o professor Ricelli.