Projeto de Lei é de autoria do vereador Rubiano Schmitz
A Câmara Municipal de Caçador aprovou, nesta segunda e terça-feira, 20 e 21, o Projeto de Lei de autoria do vereador Rubiano Schmitz (PP) que denomina o Parque Linear com o nome de “José Adami Neto – Zé Adami”, em homenagem ao empresário caçadorense falecido em 2024, aos 67 anos.



A proposta recebeu aprovação unânime dos vereadores, que destacaram a trajetória de vida e a relevância social e econômica de Zé Adami para o desenvolvimento de Caçador.
Durante a defesa do projeto, Rubiano Schmitz ressaltou o legado deixado pelo empresário, lembrando seu envolvimento com diferentes setores da comunidade.
“Um dos exemplos é a empresa Adami, que sob o seu comando evoluiu muito, gerando renda e contribuindo de forma significativa com a carga tributária do município. Mas ele foi muito além do aspecto econômico, tinha uma forte atuação social e educacional, sempre com carinho pela comunidade”, afirmou o vereador.
Rubiano também destacou o vínculo de Zé Adami com o bairro Castelhano, especialmente com a escola e o posto de saúde da localidade.
“Ele se referia ao posto e à escola como ‘o meu postinho’ e ‘a minha escola’. Na última ampliação da escola, para a oferta do ensino integral, houve apoio financeiro da empresa Adami, que se somou a uma emenda do então deputado estadual Valdir Cobalchini para a concretização da obra”, relembrou.
O vereador mencionou ainda o envolvimento histórico da família Adami com o Hospital Maicé, cuja estrutura do pronto-socorro leva o nome da família.
“O seu Zé sempre foi uma pessoa querida, simpática, envolvida em todos os segmentos da sociedade. Era comum ele perguntar sobre a Câmara, a Prefeitura e os rumos políticos da cidade. Era um homem de diálogo e de coração aberto”, destacou.
Ao justificar a escolha do nome, o parlamentar afirmou que o Parque Linear, uma das grandes obras recentes do município, é um espaço simbólico e representativo para eternizar o nome do empresário.
“Entendemos que denominar o Parque Linear com o seu nome é uma forma de reconhecer sua contribuição e o carinho que tinha por Caçador”, concluiu.
Com a aprovação do projeto, o espaço público passará oficialmente a se chamar “Parque Linear José Adami Neto – Zé Adami”, reforçando o reconhecimento da comunidade caçadorense à história e ao legado de um dos empresários mais admirados da cidade.