Despedida do padre ocorrerá com missa na próxima segunda-feira, 18
A Paróquia de Santo Antônio, em Lebon Régis, viverá um momento de transição a partir de agosto de 2025. O pároco, Pe. Edson De Bortoli, está se despedindo da comunidade para iniciar um período de estudos em Roma, na Itália.
Pe. Edson parte para a Pontifícia Universidade Gregoriana, onde realizará o mestrado em Teologia Dogmática, com ênfase em Eclesiologia, ramo que trata da doutrina da Igreja: seu papel na salvação, sua origem, sua disciplina, sua forma de se relacionar com o mundo, seu papel social, as mudanças ocorridas, as crises enfrentadas, suas doutrinas, a relação com outras denominações e sua forma de governo. Ele residirá no Instituto Pio Brasileiro durante os dois anos previstos para o curso.
“Meu objetivo principal é o de fazer um aprofundamento nos estudos para depois contribuir na Diocese, especialmente na formação de lideranças e no acompanhamento de pessoas dos graus da ordem. Quero colaborar ainda mais na dimensão formativa e na organização pastoral”, destacou o sacerdote.
O padre reconhece que a despedida traz sentimentos mistos para a comunidade e para si: “A paróquia e as lideranças recebem a notícia com tristeza pela despedida, mas também com alegria pela nova oportunidade que me surgiu. Sou muito grato pelo tempo que vivi aqui e pelo carinho que recebi.”
Com a saída de Pe. Edson, Pe. Valmor de Deus assumirá a paróquia a partir do fim de semana de 23 e 24 de agosto, mantendo, ao mesmo tempo, a função de coordenador diocesano de pastoral, além de diretor espiritual do Encontro de Casais com Cristo (ECC) na Diocese e, a partir de agosto, também de diretor espiritual no estado de Santa Catarina.
“Será um momento muito importante. Quero agradecer ao Pe. Edson pelo seu trabalho dinâmico, motivador e dedicado, que fez a diferença à frente da paróquia. Minha expectativa é dar continuidade a este trabalho, mesmo sabendo das limitações pelo acúmulo de funções. Vou para Lebon Régis com alegria, disposição e boa vontade para corresponder à expectativa do povo”, afirmou Pe. Valmor.
A missa de despedida, envio e aniversário de Pe. Edson – que completa 39 anos de vida – e acolhida de Pe. Valmor, será na segunda-feira, dia 18 de agosto, às 19 horas, na Paróquia Santo Antônio. A missa será presidida por D. Cleocir Bonetti.
A Diocese de Caçador agradece ao Pe. Edson pela dedicação e pelo serviço prestado à comunidade de Lebon Régis e reza para que este tempo de estudos seja frutífero para ele e para toda a Igreja. Ao mesmo tempo, acolhe com gratidão a disponibilidade do Pe. Valmor em assumir este novo desafio pastoral, confiando ao Senhor o trabalho que será realizado junto à comunidade paroquial.