Idealizado para atender exclusivamente o público MEI, o MEI UP nasceu com o propósito de fortalecer empreendedores
O Programa MEI UP, iniciativa do Sebrae/SC em parceria com a Prefeitura de Caçador, por meio da Sala do Empreendedor, e a Associação Empresarial (Acic), concluiu seu ciclo de atividades de 2025, consolidando um projeto significativo de inclusão socioprodutiva do município de Caçador. Os encontros iniciaram em agosto, reunindo 30 microempreendedores individuais (MEIs) para uma jornada estruturada de desenvolvimento, mentoria e crescimento.


Idealizado para atender exclusivamente o público MEI, o MEI UP nasceu com o propósito de fortalecer empreendedores, proporcionando acesso a conhecimentos de gestão, planejamento, finanças, marketing, inovação e estratégias de expansão. No momento, 17 empreendedores permanecem participando do programa.
A gerente regional Centro-Norte do Sebrae/SC, Aglaes Beatriz Meirelles da Silva, reforçou a importância da iniciativa como ferramenta de transformação econômica e social. “O MEI UP é um programa de aceleração criado exclusivamente para os microempreendedores individuais. Muitos MEIs têm competência técnica elevada, mas carecem de domínio em gestão, inovação e visão estratégica do negócio. O programa vem justamente para somar à técnica que já possuem, oferecendo conhecimento para uma gestão mais sustentável, com potencial de crescimento, aumento de faturamento e ampliação de portfólio. É uma entrega essencial para quem deseja evoluir e se fortalecer no mercado”.
Além das atividades conduzidas pela equipe técnica, o programa contou com a participação de empresários como: Gercé Drager (Patrimonial), Leila Romão (CDL), Jussara Wisnieweski (Nei Tintas), Maria Fernanda Francio Parizzotto (Grupo Frame), Junith Ueda (Maemuki Sushi), Regane Tartarotti (Spazio Tartarotti) e Ivanor de Carvalho (Rotta Móveis). O programa é acompanhado pela consultora Caren Catarina Fendt, com apoio da madrinha Rose Lazarotto.
Geni Gonçalves, participante do programa, descreve o MEI UP como decisivo para sua evolução profissional. “É para fortalecer mesmo as empresas, os MEIs, mas também para permitir crescimento. Eu entrei buscando conhecimento e desenvolvimento profissional, e o MEI UP me deu toda a estrutura para isso. Hoje eu já estou me preparando para migrar para uma microempresa em janeiro”. Geni destaca que o programa despertou sua visão empreendedora para novos caminhos: “Eu já estou desenvolvendo minha marca própria. Indico o MEI UP para outras pessoas, porque ele entrega conhecimento, estrutura e preparo. É um programa que transforma”.
Já Rosmari Ferreira Peretti, empreendedora há 26 anos no ramo têxtil, conta que a metodologia do programa trouxe aprendizados aplicáveis e relevantes. “O MEI UP é de grande valia porque trabalha todos os processos, desde atendimento ao cliente até a organização dos procedimentos internos. Ele abrange todas as áreas e realmente contribui para a evolução da empresa”. Rosmari reforça que pretende migrar sua empresa e crescer ainda mais: “Esse é o sonho de qualquer empreendedor. O conhecimento adquirido aqui serve tanto para o profissional quanto para a vida”.
