Documento circula em grupos de mídia e redes sociais contendo denúncia de assédio moral, ameaças e condutas abusivas no ambiente de trabalho
Um médico que atua no município de Timbó Grande através do Programa Mais Médicos fez um documento contendo denúncia de assédio moral, ameaças e condutas abusivas no ambiente de trabalho. O documento circula em grupos de mídia e redes sociais, estando endereçado, em princípio, ao Prefeito Municipal de Timbó Grande Ari Galeski, à Supervisora do Programa Mais Médicos e à Câmara Municipal.
O profissional diz que mesmo cumprindo e excedendo suas atribuições, incluindo um dia semanal de atendimento em psiquiatria sem custos ao município, e atendendo entre 600 e 700 pacientes por mês, tem sido alvo de pressões indevidas, cobranças agressivas e exigências de emissão imediata de laudos que não fazem parte de suas responsabilidades, sempre em tom autoritário, ofensivo e intimidatório.
“A gestora também tem feito acusações falsas a meu respeito perante a supervisão, além de me convocar repetidamente para reuniões individuais sem justificativa, nas quais apresenta denúncias inventadas, sem nome, sem prova ou qualquer registro. Em algumas ocasiões, fui acusado até de estudar em horário de atendimento, o que não condiz com minha produtividade nem com a preferência dos pacientes por minhas consultas”, destaca, alegando – inclusive – que em duas oportunidades foi deixado sem transporte no interior do município, sendo orientado a retornar para a cidade com ônibus.
No final do documento, relata que o padrão contínuo de agressividade, intimidação, humilhação e vigilância abusiva instaurou um ambiente insalubre, que inviabiliza o exercício digno, seguro e ético da função.
Ao final, requer a abertura de investigação formal, medidas de proteção e garantia de exercício profissional seguro, intervenção junto à gestão municipal e acompanhamento pela Supervisão do Programa Mais Médicos.
O documento do médico chegou ao conhecimento de AgoraSC na noite desta quinta-feira, 4 e já manhã desta sexta-feira, 5, tratou-se de confirmar as informações com diversas fontes, onde se concluiu que o documento é real, porém não havia confirmação de que o prefeito tivesse conhecimento; que o Boletim de Ocorrência (BO) tivesse sido registrado, tampouco que o documento tivesse sido protocolizado na Câmara Municipal.
Ainda pela manhã desta sexta, AgoraSC encaminhou mensagem de áudio ao prefeito e no meio da tarde buscou contato. Por volta de 17h40, o prefeito retornou com mensagem de que faria contato imediatamente, o que não se confirmou até o horário desta postagem, por volta de 21h40.
Por volta de 19h30, chegou ao AgoraSC, uma mensagem de uma fonte com texto da secretária, nos seguintes termos:
CARTA ABERTA À POPULAÇÃO
Como Secretária Municipal de Saúde, profissional da área e, acima de tudo, cristã, venho me dirigir a toda a população com o compromisso de sempre: trabalhar com verdade, responsabilidade e transparência.
Nas últimas horas houve relatos e comentários feitos nas redes sociais por terceiros sobre a minha pessoa e sobre a equipe de saúde. Diante disso, reafirmo à nossa comunidade que todas as informações serão devidamente esclarecidas, com apresentação das provas necessárias, e que todas as medidas cabíveis serão tomadas dentro da legalidade e do respeito ao serviço público.
A população me conhece há anos. Sabe da minha história, do meu caráter, da minha dedicação diária e do empenho de toda a equipe da Saúde para servir com excelência, mesmo diante dos desafios. Sempre conduzi meu trabalho com honestidade e compromisso, e assim continuarei fazendo.
Li recentemente em uma postagem que “o povo merece mais”. E é verdade: o povo merece mais, sim.
Merece mais verdade e menos politicagem, mais transparência e menos falácias, mais respeito e menos discursos vazios.
Seguirei firme, com serenidade e fé, dando respostas com responsabilidade e fazendo o que sempre fiz: servindo a população com dignidade, clareza e trabalho sério.
Agradeço a confiança de todos e reforço que minhas portas sempre estarão abertas para dialogar, ouvir e esclarecer. Que Deus abençoe grandemente a todos vocês.
Por volta de 20h15 desta sexta-feira, 5, o profissional médico fez chegar ao AgoraSC, mensagens autorizando a postagem de seu documento, dizendo não se encontrar no município de Timbó Grande e que na segunda-feira, 8, irá encaminhar oficialmente o documento à Câmara Municipal e registrar o BO e que ainda não o fez, porque deseja fazê-lo em um local específico.
AgoraSC reserva espaço para que o prefeito, querendo, se manifeste, a qualquer tempo. De igual forma, mesmo tendo sido incluído texto da secretária, a mesma poderá se manifestar
Em ambos os casos, faremos nova postagem ou acrescentaremos o posicionamento nesta postagem.
Fonte da imagem: Facebook Prefeitura Municipal de Timbó Grande

