Velório e sepultamento ocorrerão em Caçador
Faleceu nesta sexta-feira, 15, aos 103 anos, o empresário Alcides José Zandavalli, em Balneário Camboriú/SC, onde vivia nos últimos anos.

Alcides, junto com os irmãos Adelmo e Nelson, e com o filho Maurício, foi o fundador da empresa Madecal.
O velório será neste sábado, 16, das 7h às 16h, no Memorial São Pedro em Caçador e o sepultamento será logo após, no Cemitério Municipal.
Trajetória de sucesso
Na época do bar do Clube 7, contava suas histórias. Era um excelente papo. Tinha um raciocínio muito rápido e era extremamente irônico, sempre com um humor inteligente.
Na década de 50 ele era funcionário do Banco Inco, quando associou-se a Fhado Thomé e Adelmino Roveda, que já atuavam no ramo madeireiro, e fundaram a Serraria Cerro Azul.
Venderam madeira para a construção de Brasília. Trabalharam duro, o negócio prosperou e eles adquiriram a Companhia de Madeiras Brasileira, quando então Alcides deixou o banco para dedicar-se integralmente à sociedade.
Mais tarde adquiriram da família Dal Canalle as glebas de terra onde hoje é Calmon e fundaram juntos a Madeireira Calmon Ltda (Madecal).
O grupo Madecal, antes da separação, foi um dos fundadores da empresa Sulca, uma das grandes indústrias de calcados do Brasil, sendo até o final dos anos 70 seu maior acionista.
No início da década de 80 o grupo se separou, criando três grandes empresas: Madecal (Zandavalli), Serra Azul (Roveda) e Faquibrás (Thomé).
Entre outros negócios, Alcides ainda criou com os irmãos Adelmo e Nelson e o filho Maurício a Madevalli Madeiras.
Homem de excelente papo e grandes histórias, Alcides Zandavalli marcou sua história pelo empreendedorismo.
Teve vida longa e vai deixar muita saudade.