IFSC: Câmpus Caçador celebra 14 anos de atividades com revitalização dos laboratórios de informática

PUBLICIDADE

evento

O Câmpus Caçador celebrou 14 anos em cerimônia especial na noite do dia 26 de junho

O Câmpus Caçador realizou, na noite da última quinta-feira (26 de junho), uma cerimônia especial para marcar dois momentos importantes: a comemoração dos 14 anos da unidade e a entrega oficial de 133 novos computadores, destinados à modernização de quatro laboratórios de informática. O evento ocorreu na Sala Multiuso e contou com a presença de estudantes, servidores, autoridades locais e convidados. 

A diretora-geral do Câmpus, Danielle Ullrich, ressaltou a relevância da realização do evento. “Do ponto de vista simbólico, representou o reconhecimento do trabalho coletivo da comunidade acadêmica e a valorização da educação pública por parte de autoridades. Na dimensão prática, significou a renovação de um parque tecnológico com mais de uma década de uso, fortalecendo diretamente o ensino, a aprendizagem e os projetos desenvolvidos no câmpus”, afirmou.

A programação teve início às 19h, com a apresentação do Coral do Câmpus Caçador, formado por estudantes, servidores e membros da comunidade externa. Em seguida, houve o corte simbólico de fita nos laboratórios localizados nas salas 2.101, 2.102, 2.211 e 1.003. Após a solenidade, a celebração seguiu no hall do Bloco 1, onde os participantes cantaram parabéns. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do Câmpus Caçador no YouTube, permitindo o acompanhamento remoto por outras turmas e pela comunidade externa.

Os computadores foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Valdir Cobalchini, a primeira destinada ao Câmpus desde a sua criação. A compra foi possível graças a uma articulação institucional que começou há dois anos. “Foram realizadas duas visitas a Brasília e uma visita presencial do deputado no Câmpus, quando ele se sensibilizou com a situação da quadra aberta, e se comprometeu a encaminhar uma emenda parlamentar para a construção do ginásio. No início de 2024, recebemos o valor de R$ 1 milhão. Originalmente destinada à construção de um ginásio, a finalidade da emenda foi alterada no final daquele ano, devido a entraves técnicos e orçamentários. Assim, uma parceria com o Câmpus Gaspar viabilizou a adesão a um processo licitatório já em andamento e possibilitou a compra conjunta dos computadores”, explicou Danielle.

A revitalização dos laboratórios de informática foi além da substituição dos equipamentos. “O processo envolveu também reorganização dos espaços, adequações técnicas e suporte da equipe da CTIC para garantir que os novos equipamentos fossem plenamente integrados às rotinas dos laboratórios. Um dos laboratórios ganhou um novo layout, voltado para atividades das áreas de informática e administração, bem como se tornou um espaço apropriado para atividades de pesquisa”, disse a diretora. “Embora não tenha havido uma reforma estrutural ampla, a atualização tecnológica exigiu um esforço conjunto de diferentes setores administrativos e técnicos do Câmpus”, completou.

Para Danielle Ullrich, reeleita recentemente para seu segundo mandato à frente da unidade, a iniciativa trará impactos significativos nas atividades acadêmicas. “A renovação dos quatro laboratórios com equipamentos modernos amplia significativamente as possibilidades de ensino-aprendizagem em áreas estratégicas do Câmpus, como programação, redes, automação, entre outras. Os impactos esperados incluem maior desempenho dos softwares utilizados, mais fluidez nas aulas práticas e o fortalecimento de projetos de pesquisa, extensão e inovação. Os novos computadores beneficiarão diretamente estudantes de todos os cursos ofertados pelo Câmpus”, destacou Danielle.

Na avaliação da gestora, ao longo de seus 14 anos de trajetória, o Câmpus tem se consolidado como referência no desenvolvimento regional. “O Câmpus Caçador tem sido um agente transformador na região, oferecendo educação pública, gratuita e de qualidade, promovendo inclusão social, formando profissionais qualificados e desenvolvendo projetos com impacto direto nas comunidades locais. A articulação com o setor produtivo, com a prefeitura e com organizações da sociedade civil é um dos pilares dessa contribuição, que vai além da formação técnica e acadêmica, promovendo cidadania e desenvolvimento local e regional”, afirmou.

Danielle ainda ressaltou a diversidade das ações desenvolvidas: “Destaco também a participação do Câmpus em projetos de extensão e de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, que englobam trabalho com mulheres em situação de vulnerabilidade social, atendimento a crianças de comunidades vulneráveis, desenvolvimento social por meio da música, cuidados com o meio ambiente, etc.”, finalizou.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima