Crime aconteceu em janeiro quando JB sofreu uma emboscada em Calmon
O homem acusado de tentar matar o jornalista João Batista Ferreira dos Santos, mais conhecido como JB, será julgado pelo Tribunal do Júri nesta sexta-feira, 12, no Fórum da Comarca de Caçador. O crime ocorreu em janeiro de 2025, no município de Calmon, quando o jornalista foi vítima de uma emboscada.
O suspeito foi preso nove dias depois do ataque, em Matos Costa. Após a conclusão do inquérito policial, com a coleta de provas e depoimentos, o Ministério Público apresentou denúncia, que foi aceita pelo juiz criminal, tornando o investigado réu no processo.
O crime
De acordo com a denúncia, por volta de 00h40 do dia 14 de janeiro de 2025, o acusado se dirigiu armado com um facão até a casa do jornalista e se escondeu nas proximidades. Quando a vítima saiu para fechar o portão, foi surpreendida por, ao menos, três golpes que atingiram a cabeça e o rosto. O Ministério Público aponta motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima.
O homicídio não se consumou por circunstâncias alheias à vontade do agressor, já que o jornalista conseguiu gritar por socorro, fazendo com que o autor fugisse do local com outra pessoa.
A sessão do júri está marcada para o período da manhã, e o caso deve mobilizar a comunidade local, que acompanha o desdobramento do processo desde o início do ano.

