O imóvel em Fraiburgo, pertence hoje ao BRDE, que o recebeu como garantia em uma operação de crédito firmada com a empresa
Imóvel de gigante do setor de maçãs será leiloada por R$ 28,1 milhões após empresa quebrar em Fraiburgo, no Meio-Oeste catarinense. A sede da Pomi Frutas S.A. está localizada às margens da SC-355 e o leilão será no dia 18 de agosto.


A Pomi Frutas foi uma das principais produtoras e processadoras de maçãs da região Sul do Brasil. A crise enfrentada pela companhia é reflexo de eventos climáticos extremos quanto da dificuldade em acessar crédito e manter operações sustentáveis em um cenário de instabilidade econômica.
Segundo a Pomi, a colheita de maçãs na safra 2023/2024 foi severamente comprometida por uma tempestade de granizo, com perdas de mais de 64% da produção esperada.
A expectativa inicial era colher quatro mil toneladas, mas apenas 1.427 toneladas foram aproveitadas, das quais cerca de 68% foram vendidas para a indústria, a preços muito abaixo do previsto.
Com isso, o faturamento total da companhia em 2024 foi de apenas R$ 2,32 milhões, valor insuficiente para sustentar as operações. A empresa esgotou todo o estoque de frutas e afirmou que não conseguiu cumprir suas obrigações financeiras.
O imóvel, um complexo com área total de 141 mil metros quadrados e 26,6 mil metros quadrados de área construída, será vendido pela plataforma on-line Pestana Leilões.
Comunicado ao mercado
Em comunicado ao mercado, a Pomi Frutas anunciou que protocolou, no dia 17 de abril de 2024, o pedido de autofalência na 1ª Vara Regional de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca de Concórdia.
A decisão foi tomada após o agravamento da situação econômico-financeira da companhia, que já estava em processo de recuperação judicial desde 2018.
A empresa convocará uma Assembleia Geral Extraordinária para ratificar a solicitação formal de falência.
O imóvel pertence hoje ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que o recebeu como garantia em uma operação de crédito firmada com a empresa.
O comprador poderá optar por pagamento à vista ou parcelado em até 300 vezes, com entrada mínima de 30%. O leilão do imóvel ocorrerá no dia 18 de agosto de 2025, às 10h, por meio do site da Pestana Leilões.
Fonte: NDMais