Pesquisa ouviu eleitores de Santa Catarina entre 1º e 2 de dezembro para entender as tendências eleitorais de 2026; em cenário sem Tarcísio, Flávio Bolsonaro empata com Lula e Ratinho Jr
A pesquisa de cenários eleitorais, contratada pelo Grupo ND em parceria com a Neokemp, coloca o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), à frente de uma possível disputa nas eleições para presidência do Brasil em um dos cenários testados em Santa Catarina.
Depois dele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece numericamente como o segundo colocado na disputa de 2026. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que anunciou pré-candidatura recentemente, aparece como a terceira opção dos eleitores catarinenses.
A pesquisa foi realizada de forma quantitativa em 95 cidades com 1.008 entrevistas, entre os dias 1º e 2 de dezembro. O questionário foi elaborado de forma estruturada e padronizada, garantindo a isenção no teor das perguntas. O índice de confiabilidade é de 95% e a margem de erro de 3,1%.
Cenário 1: Tarcísio de Freitas teria maioria de votos em SC
A pesquisa quantitativa aponta que, caso as eleições para presidência fossem ainda este ano, o governador de São Paulo receberia ampla maioria de votos em Santa Catarina, com 39,4% da preferência. Lula aparece com 24%, empatado dentro da margem de erro, com o senador Flávio Bolsonaro, que somou 23,3% das intenções de voto.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), também aparece na pesquisa, mas com uma parcela pequena das intenções, apenas 3,4%. Os catarinenses que não sabem em quem votariam somam 7,7% e os que votariam em branco, ou anulariam, são 2,2% dos entrevistados.
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 39,4%;
Lula (PT): 24%;
Flávio Bolsonaro (PL): 23,3%;
Ronaldo Caiado (União Brasil): 3,4%;
Não sabe: 7,7%;
Branco ou nulo: 2,2%.
Cenário 2: sem Tarcísio, Flávio Bolsonaro, Ratinho e Lula empatam
A pesquisa também questionou em quem os catarinenses votariam caso o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), fosse candidato nas eleições para presidência no lugar de Tarcísio de Freitas. Neste cenário, o filho de Bolsonaro aparece empatado dentro da margem de erro com o pessedista, somando 27,7% das intenções de voto cada. Lula aparece numericamente na terceira colocação, com 25,2% e Caiado contabiliza 7,2% das intenções.
Flávio Bolsonaro (PL): 27,7%;
Ratinho Júnior (PSD): 27,7%;
Lula (PT): 25,2%;
Ronaldo Caiado (União Brasil): 7,2%;
Não sabe: 8,4%;
Branco ou nulo: 3,8%.
Comparação de cenários nas eleições para presidência
Na comparação dos cenários apresentados, o senador Flávio Bolsonaro sobe quatro pontos na pesquisa pela ausência de Tarcísio de Freitas, saltando de 23,3% para 27,7% das intenções de voto. O liberal, contudo, disputa votos com Ratinho Júnior na segunda possibilidade, uma vez que Ratinho contabiliza o mesmo percentual de intenções dos catarinenses, 27,7%.
Fonte: NDMais

