Classe empresarial e poder público se unem para tratar do assunto em evento coordenado pela Acic e Fiesc
A Associação Empresarial de Caçador (Acic) com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) promoveram na noite de quinta-feira, 3, uma palestra online e presencial sobre Habitação Popular, com a participação do secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Augusto Rabelo e o chefe de gabinete da Secretaria, Fabrício de Andrade Lebeis. A articulação para que o encontro acontecesse foi feita pelo deputado federal Valdir Cobalchini, que esteve presente na reunião.





O objetivo do encontro foi reunir líderes empresariais e setores ligados a construções civil, para debater o déficit de unidades habitacionais em Caçador, que acabam por comprometer a vinda demais pessoas para trabalhar nas indústrias do município, por falta de moradias acessíveis.
De forma online, o secretário Augusto Rabelo apresentou de forma simples e objetiva como está sendo conduzido o programa Minha Casa Minha Vida, que foi retomado há dois anos após um período de estagnação segundo ele.
Ele traçou um paralelo sobre a realidade brasileira dentro do programa e direcionou os números para Santa Catarina, demonstrando como é possível dentro de uma parceria público/privada promover a construção de mais moradias nos municípios.
Em seguida o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Habitação, Fabrício de Andre Lebeis, que esteve presencialmente em Caçador para o encontro a convite do deputado Cobalchini, detalhou todas as modalidades do programa Minha Casa Minha Vida, para que todos os presentes pudessem vislumbrar quais as melhores opções para preencher esta lacuna de imóveis populares no município.
Autoridades de Caçador se pronunciam
O vice-presidente da regional centro Norte da Fiesc, Leonir Tesser, falou do déficit habitacional em Caçador que prejudica a contratação da mão de obra necessária para as empresas, já que não existem moradias populares disponíveis para atrair trabalhadores ao município. O empresário ressalta que é preciso mudar este cenário devido ao crescimento do setor industrial e que isso irá se reverter em movimento econômico para o município, gerando emprego e renda.
O prefeito Alencar Mendes disse que a administração municipal está de portas abertas para promover as parcerias necessárias entre o setor público e privado para que Caçador possa ingressar nos programas do Governo Federal e promover a construção de moradias.
O deputado federal Valdir Cobalchini, disse que a apresentação do programa Minha Casa Minha Vida feita pelo secretário Augusto Rabelo e pelo chefe de gabinete Fabrício, foi clara e de forma didática. “Cabe a minha como parlamentar e representante de Caçador e região, promover encontros como este, que aproximam o Governo Federal e seus programas, da realidade do município. Tivemos agora uma maior clareza sobre o assunto e pudemos observar que é possível todos juntos atingirmos este objetivo que é aumentar a oferta de moradias populares em Caçador”, declarou.
Para encerrar, o presidente da Acic, José Carlos Tombini, ressaltou que o encontro foi o início real de um projeto que deve ser tratado com seriedade e celeridade, já que a ausência das moradias populares é uma realidade que já possui reflexos na demanda de mão de obra das empresas. “Esta ação em conjunto entre as esferas governamentais e o setor empresarial, pode sim mudar a realidade de Caçador no que diz respeito a demanda de mão de obra para as empresas e renda para as famílias. É hora de falar em habitação, temos nas mãos uma grande oportunidade”.