24 de outubro de 2025

Criador caçadorense disputa campeonato mundial de beleza felina

gato

O evento, que acontece entre os dias 25 e 26 de outubro, em Bucareste, na Romênia

O gatil TomiFerr Bengals, de Caçador (SC), estará presente no World Cat Show FIFe 2025, o maior e mais prestigiado campeonato de beleza felina do mundo. O evento, que acontece entre os dias 25 e 26 de outubro, em Bucareste, na Romênia, reúne apenas os melhores gatos de cada país, que já conquistaram títulos nacionais e agora competem pelo prêmio máximo da felinocultura mundial: o título de World Winner (WW).

A frente do gatil TomiFerr Bengals estão os criadores Edevar Tomiozzo Júnior e Maira Ferrarin, únicos brasileiros em toda a história a representar o país com a raça Bengal. O bengal é conhecido como gato onça, devido à pelagem características dos grandes felinos.

Na Romênia, Edevar e Maíra estão com dois grandes nomes da criação: os gatos TomiFerr Hércules, que já foi campeão mundial em 2023, e TomiFerr Ariel, que também é dona de conquistas em diversos campeonatos nacionais.

Eles fazem parte dos 35 gatos brasileiros que estarão representando o país no campeonato, entre raças como Persa, Exótico, Maine Coon, Ragdoll, Norueguês da Floresta, British, Siamês, Oriental, Don Sphynx, Bengal e até o carismático House Cat (SRD).

Uma história que começou com amor e se tornou excelência

A trajetória do casal teve início em 2012, quando adotaram o primeiro gato da família, o Billy. Na época, Edevar, enfermeiro e administrador, e Maira, fisioterapeuta, haviam se mudado de Rio das Antas para Caçador (SC).

Em 2013, decidiram ter um segundo gato — dessa vez, de raça — e foi então que conheceram o Bengal, encantando-se pela beleza exótica e pelo temperamento ativo da raça. O amor pelos felinos evoluiu naturalmente para um trabalho de seleção genética criterioso e responsável.

Em 2014, nasceu oficialmente o TomiFerr Bengals, marcando o início de uma jornada que transformaria a criação brasileira.

O primeiro gato importado pelo casal, Sherlock, chegou da Hungria em 2017, marcando o início das competições internacionais. Nos anos seguintes, a criação foi reconhecida por grandes criadores europeus, especialmente da Suécia, firmando parcerias e consolidando o nome TomiFerr entre os melhores do mundo.

Com uma trajetória marcada por dedicação, estudo e amor, o casal segue mostrando ao mundo o potencial da criação brasileira.
“Nosso objetivo sempre foi desenvolver Bengals saudáveis, equilibrados e belos — e ver o Brasil entre os melhores do mundo é uma emoção indescritível”, destacam Edevar e Maíra.

By AgoraSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *