Centro de Inovação Inova Contestado celebra 6 anos

PUBLICIDADE

palestra

Entidade realizou evento comemorativo e apresentação de novos projetos

Em comemoração aos seus 6 anos de atuação, o Centro de Inovação Inova Contestado realizou, na última terça-feira, 23, um evento especial em sua sede, reunindo empresários, representantes de instituições de ensino superior, autoridades municipais, membros do ecossistema local de inovação e da diretoria e membros do Instituto de Inovação e Empreendedorismo de Caçador (I2EC). A celebração antecedeu o aniversário oficial do Inova, comemorado em 24 de julho.

A programação teve início com um coquetel de recepção aos convidados, seguido por uma série de falas institucionais que marcaram a comemoração e sinalizaram os próximos passos da trajetória do Centro. A gestora do Centro de Inovação, Geneia Lucas dos Santos, abriu oficialmente o evento agradecendo a presença de todos e destacando a importância do ecossistema de inovação na construção coletiva dos avanços alcançados desde a inauguração, em 2019.

Na sequência, o presidente do I2EC, Junithi Ueda, abordou o novo momento da governança do Centro, que agora está sob a gestão do I2EC, e falou sobre os planos para o futuro. Ele comentou sobre os projetos estratégicos em andamento, como os vinculados aos editais da FAPESC que estruturam o Escritório de Projetos e a operacionalização do Centro, reforçando o compromisso com a qualificação dos serviços e a ampliação das entregas à comunidade.

O prefeito municipal, Alencar Mendes, também participou da solenidade e destacou o papel essencial da Prefeitura Municipal de Caçador na construção do Centro de Inovação e na consolidação de sua atuação ao longo dos anos. Ele reforçou que, com a transição da gestão para o I2EC, a administração pública mantém seu apoio institucional, mas que esse novo modelo possibilita maior agilidade administrativa e operacional, ampliando a capacidade de execução de iniciativas estratégicas.

Representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Empreendedorismo e Turismo, o secretário Roberto Marton, ressaltou a importância do alinhamento entre as ações do Centro de Inovação e da Secretaria, e enfatizou o papel do poder público no fortalecimento do ecossistema local, especialmente no incentivo aos novos e pequenos empreendedores.

Após as falas, Geneia Lucas conduziu a apresentação “Gestão, Transição e Ação: o Inova que estamos construindo”, iniciando com uma linha do tempo dos marcos do Centro desde 2019 até os dias atuais. A gestora também compartilhou registros de eventos e ações promovidas ao longo dos últimos anos.

Dando continuidade à programação, Juliana Nogara, Agente de Inovação do Escritório de Projetos, apresentou os objetivos do edital FAPESC nº 39/2024, detalhando as frentes de atuação e os próximos passos da estruturação. Em seguida, os agentes de inovação Weligton Baschera e Luciano Caporali Biscaro apresentaram o edital FAPESC nº 40/2024, que contempla, entre outras metas, a implantação de um Fab Lab no Inova Contestado. O projeto inclui melhorias e adequações em salas do CI e implantação do laboratório de prototipagem – Fab Lab, com modelagem 3D já desenvolvida. A apresentação foi finalizada por Geneia, que destacou outras frentes estratégicas em curso.

O evento marcou não apenas o aniversário do Inova Contestado, mas também o início de um novo ciclo, com uma gestão fortalecida, projetos estruturantes em andamento e a certeza de que a inovação segue como um pilar para o desenvolvimento sustentável da região. Com foco na colaboração entre instituições, poder público, iniciativa privada e comunidade, o Centro reafirma seu compromisso em ser um ambiente dinâmico, acolhedor e propulsor de ideias, fortalecendo o ecossistema local e ampliando oportunidades para novos empreendedores, pesquisadores e agentes da transformação.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima