Foram realizados cerca de 320 testes durante mês de fevereiro
Os casos de Covid tem aumentado consideravelmente em Caçador nos últimos dias e preocupam as autoridades de saúde no município.
De acordo com dados da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foram realizados no mês de fevereiro, 320 testes com 93 casos positivos. O fluxo de atendimentos segue alto na unidade.
De acordo com o coordenador da UPA, Lincon Bastiani, foram cerca de 360 atendimentos na Unidade somente nesta segunda-feira, 3, e que esse grande fluxo é gerado pela alta de casos de Covid e também suspeitas de dengue.
Ele ressalta que os testes rápidos estão sendo feitos na própria UPA para que os dados cheguem com mais rapidez até a Vigilância Epidemiológica. O teste fica pronto em cerca de 15 minutos e são disponibilizados para quem possui sintomas de ao menos três dias, principalmente para a Dengue onde já se tem experiências clínicas de exames com “falso negativo” devido ao período precoce em que foram realizados.
Na UPA foram realizados 147 testes de covid com 37 positivos nos primeiros quatro dias do mês.
Dengue
Sobre a Dengue neste mês de março foram promovidos da UPA 15 testes até o momento com apenas dois casos positivos. O coordenador acredito que isso se deve a intensa campanha realizada na cidade sobre o combate ao mosquito e também a conscientização da população.
Hospital Maice
A situação no Hospital Maice quando ao atendimento de casos suspeitos de Covid e Dengue está tranquila de acordo com o médico Felipe Araújo.
Profissionais de saúde dizem que não há motivo para alarme por enquanto e recomenda que sigam as recomendações e procurem atendimento quando necessário.
Autoridades nacionais da área de saúde, confirmam que a Covid veio para ficar e existirão ondas em épocas mais propícias.
Por ora a orientação das autoridades de saúde é para que sejam procuradas as unidades de saúde em caso de suspeita tanto da Covid quanto da Dengue e que sejam retomados e mantidos os cuidados com a higiene, principalmente das mãos, utilizado álcool gel.
Com informações: Portal RBV