13 de dezembro de 2025

Caso JB: Réu é condenado por ataque a jornalista, mas vai para o semiaberto

Fórum

A pena foi fixada em 7 anos, 2 meses e 20 dias de reclusão, a ser cumprida em regime semiaberto

O Tribunal do Júri da Comarca de Caçador condenou, na noite desta sexta-feira, 12 de dezembro, Ademar Max e Silva pela tentativa de homicídio contra o jornalista João Batista Ferreira dos Santos, conhecido como JB. A pena foi fixada em 7 anos, 2 meses e 20 dias de reclusão, a ser cumprida em regime semiaberto.

O crime ocorreu na madrugada de 14 de janeiro de 2025, no município de Calmon. Conforme a denúncia do Ministério Público, o réu armou uma emboscada e desferiu ao menos três golpes de facão contra a vítima, atingindo principalmente a cabeça e o rosto. O homicídio não se consumou porque o jornalista conseguiu pedir socorro e recebeu atendimento médico, o que foi determinante para salvar sua vida.

Durante o julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade e a autoria do crime, rejeitando os pedidos de absolvição e de desclassificação. Os jurados entenderam que o réu praticou tentativa de homicídio privilegiado, por ter agido sob violenta emoção e após provocação da vítima, mas mantiveram as qualificadoras de meio cruel, emboscada e recurso que dificultou a defesa.

Na dosimetria da pena, o juiz presidente do Júri fixou a condenação final considerando a tentativa do crime e o reconhecimento do homicídio privilegiado. A Justiça também decidiu não fixar, neste momento, valor mínimo para indenização por danos morais, deixando a possibilidade de reparação para a esfera cível.

O réu já se encontrava sob custódia e, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal, a condenação imposta pelo Tribunal do Júri autoriza a execução imediata da pena. A unidade prisional foi comunicada para a adequação do regime semiaberto.

Fonte: Caçador Online

By AgoraSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *