Evento contará com uma série de atividades que visam testar e aprimorar a capacidade de resposta a situações de risco
Caçador será o centro de uma operação inédita de preparação para emergências, no dia 18 de maio, com a realização do 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres. A iniciativa pioneira vem da Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado. Em Caçador, será realizada pela Defesa Civil, com o apoio das 44 entidades que compõem o Plano de Contingência. O objetivo principal é testar e aprimorar a capacidade de resposta a situações de risco, como enchentes e outros desastres naturais.

Como será o simulado?
O simulado mobilizará uma ampla estrutura no município, incluindo forças de segurança, equipes de resgate e a comunidade. A ação se estenderá ao longo de todo o dia para as equipes técnicas, mas os participantes da comunidade estarão envolvidos até o meio-dia.
Entre as ações programadas estão:
* Mobilização da comunidade do bairro Tarumã: Mais de 200 moradores deixarão suas casas e se deslocarão até o abrigo designado.
* Funcionamento do abrigo: O abrigo, com local a ser confirmado, onde equipes realizarão cadastros, repassarão orientações e coordenarão atividades. O local também contará com um posto de rádiocomunicação.
* Ativação do GRAC: O Grupo de Resposta e Ações Coordenadas local e estadual será mobilizado para coordenar todas as ações.
* Central de doações: Será estabelecido um ponto de recebimento e triagem de donativos, como roupas e outros itens necessários.
* Simulação de deslocamento de emergência: Veículos de resgate, caminhões e equipamentos de emergência estarão em operação para reproduzir uma situação real de calamidade.
* Segurança e logística: Equipes de segurança estarão presentes nas residências temporariamente desocupadas.
* Ruas serão fechadas: Para que a ação seja possível, algumas ruas serão fechadas total ou parcialmente. Essas ruas serão divulgadas posteriormente.
Além dessas atividades, um ponto de acolhimento será montado junto ao Tiro de Guerra para as equipes de trabalho, onde será preparada a alimentação. Pessoas de fora do município estarão monitorando o exercício e utilizando o sistema SIGED Regional, que centraliza e otimiza a gestão de documentos e informações.
A realização do simulado é uma oportunidade para que a comunidade conheça os procedimentos de emergência e se prepare para situações reais de risco. Com essa iniciativa, Caçador reafirma seu compromisso com a segurança e bem-estar da população, fortalecendo sua capacidade de resposta em momentos de crise.