Aula prática na Epagri aproxima acadêmicos da realidade da pesquisa e extensão rural

PUBLICIDADE

aula

Aula dos acadêmicos do curso de Agronomia aconteceu no sábado na Estação Experimental

Dia 22 de março, acadêmicos do curso de Agronomia da Uniarp participaram de uma aula prática na Estação Experimental da Epagri de Caçador. A aula integra a disciplina de Desenvolvimento e Extensão Rural, ministrada pela professora mestre Angela Paviani,

A visita técnica teve como objetivo aproximar os estudantes da realidade da pesquisa científica aplicada à agricultura e da atuação extensionista desenvolvida pela Epagri.

O grupo foi recepcionado pelo pesquisador Dr. Fernando Monteiro, especialista em fitopatologia, que conduziu os acadêmicos em uma visita pelos diferentes setores da unidade. Os estudantes conheceram o pomar vitrine de maçãs, os laboratórios, as áreas de cultivo experimental e os projetos de pesquisa desenvolvidos na estação.

Dr. Fernando compartilhou detalhes sobre os estudos realizados e destacou a importância da pesquisa científica como suporte à produção agrícola.

O momento foi uma oportunidade rica para os estudantes compreenderem na prática como o conhecimento técnico e a investigação científica se traduzem em soluções para o campo.

A aula contou também com a fala do chefe da estação, Dr. Anderson Feltrim, que ressaltou o papel da Epagri no desenvolvimento da agricultura catarinense. Ele destacou a importância das pesquisas, o comprometimento com o estudo e a necessidade de preparação dos futuros profissionais para os desafios do mercado de trabalho.

A professora Angela Paviani enfatizou o valor de experiências como essa para o processo de formação dos acadêmicos: “Mais do que aprender sobre métodos e teorias, estes momentos conectam os estudantes com a realidade que os espera no exercício da profissão, reforçando a proposta da disciplina em integrar teoria e prática, articulando o conhecimento científico com a vivência no campo, contribuindo para a formação crítica e comprometida com o desenvolvimento rural”, afirma.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima