Os geradores estão desligados, uma vez que a operação do sistema ocorre entre os meses de setembro e abril
O granizo registrado nesta semana em alguns municípios da região da Amarp causou transtornos, prejuízos e levantou questionamentos sobre a efetividade do sistema antigranizo. Diante disso, o ex-vereador caçadorense e defensor da iniciativa, Jean Carlo Ribeiro, explicou que este é um período em que os geradores estão desligados, uma vez que a operação do sistema ocorre entre os meses de setembro e abril, durante o ciclo das safras.


“A manutenção do sistema é realizada em agosto, para que, a partir de setembro, possa ser firmado o contrato com as prefeituras e iniciada a operacionalização. O granizo nesta época do ano é um fenômeno atípico, por isso o sistema prioriza os meses da safra, quando a ocorrência de intempéries é mais frequente”, explicou Jean.
Ele ressaltou ainda a eficácia do sistema quando está em funcionamento. “A eficiência é percebida porque, quando está ligado, o granizo não chega a se formar ou cai em tamanho reduzido, o que minimiza os danos”, destacou.
Jean também informou que já foram liberados R$ 2,1 milhões para o custeio dos geradores durante o próximo período de safra, beneficiando 11 prefeituras da região da Amarp. “Na semana passada, estive reunido com os prefeitos e pedi agilidade na entrega da documentação necessária para que os recursos possam ser repassados o quanto antes, garantindo maior segurança à população e aos produtores”, afirmou.
Além disso, o sistema será ampliado para municípios da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (AMMOC), além de Ibiam e Iomerê que ainda não eram contemplados. Jean articulou a liberação de R$ 3,8 milhões junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, para a implantação de dois novos geradores e expansão do programa.
“É importante lembrar que a região da Amarp já conta com custeio anual garantido por meio de uma lei estadual de autoria da deputada Paulinha, o que proporciona maior estabilidade ao sistema. Agora, estamos trabalhando para ampliar a cobertura também para os meses de inverno, estendendo ainda mais a proteção contra eventos climáticos extremos”, finalizou Jean Carlo Ribeiro.