16 de outubro de 2025

Câmara de Rio das Antas aprova Moção de Apelo em favor dos produtores de leite

CÂMARA

Preço do litro de leite está abaixo do custo de produção; preço caiu por conta de importação de leite

A Câmara Municipal de Rio das Antas aprovou na sessão ordinária desta terça-feira, 14, uma Moção de Apelo em favor dos produtores de leite do município.

A proposta é de autoria das vereadoras Luciana Bodanese, Andreia Moresco, Paloma Dias, Allan Mozzato e Luiz Antonio Bigarella e teve aprovação unânime.

De acordo a proposta, nos últimos tempos, os produtores de leite enfrentam uma série de desafios que comprometem a estabilidade da cadeia produtiva e colocam em risco a economia rural. A principal dificuldade tem sido a queda nos preços pagos ao produtor, resultante de uma concorrência desleal provocada pela importação de leite e derivados a preços extremamente baixos, abaixo do custo de produção nacional. Isso tem gerado um desequilíbrio no mercado, prejudicando especialmente os pequenos e médios produtores, que são a base da economia de Rio das Antas.

A Câmara de Rio das Antas pede que o Governo Federal, por meio do Ministro da Agricultura, assegure a manutenção de um preço justo pago ao litro de leite, garantindo que o valor pago ao produtor cubra os custos de produção e permita uma margem de sobrevivência digna para as famílias agricultoras.

A Moção de Apelo vai adiante e solicita:

– que o Governo Federal e o Governo Estadual de Santa Catarina adotem medidas para proibir a importação de leite e derivados a preços predatórios, que estão inviabilizando a produção nacional e prejudicando os produtores locais;

– que o Governo Estadual de Santa Catarina implemente políticas públicas eficazes de apoio à cadeia produtiva do leite, com incentivo à competitividade e à sustentabilidade da produção nacional, assegurando condições mínimas de dignidade e sustentabilidade para os trabalhadores rurais.

– que as autoridades competentes promovam a inclusão do setor leiteiro nas discussões sobre políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, com o objetivo de garantir a continuidade das atividades produtivas e a manutenção dos empregos no campo, especialmente em nosso município de Rio das Antas.

A moção será encaminhada para o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro; Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello; Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Júlio Garcia e para o Secretário da Agricultura do Estado de Santa Catarina, Carlos  Chiodini.

By AgoraSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *