capacitação

Câmara de Rio das Antas apoia capacitação de artesãos

Cris Dobner foi a palestrante e facilitadora para a regulamentação da carteira de artesãos

A Câmara Municipal de Rio das Antas, através de ações da presidente Luciana Bodanese e a vereadora Paloma Dias, apoiou um evento de capacitação e confecção da carteira de artesão para os artesãos de Rio das Antas. O evento aconteceu durante a tarde desta quinta-feira, 28, iniciando as 13h30 e terminando as 19h.

“Foi uma tarde em que acompanhamos toda a capacitação, um passo importante para que os nossos artesãos obtenham mais conhecimento sobre organização, novas ideias para projetos e dicas muito importantes. Demos um passo importante para que este segmento cresça e gere emprego e renda para os artesãos. A Câmara abriu suas portas para apoiar e continuará assim, com este e com outros segmentos, pois queremos o melhor para a nossa gente rioantense”, disse Luciana.

A vereadora Paloma Dias, que já atuou como diretora de cultura em Rio das Antas, foi peça importante para promover a capacitação.

“Nós já conhecíamos a Cris e sabemos de sua capacidade para falar com nossos artesãos, lançando novas ideias. Ela é, também, a pessoa habilitada em Caçador e região, para fazer a carteirinha dos artesãos, que lhes confere muitos benefícios, dentre eles, descontos para a aquisição do material para o trabalho. A Cris atendeu nosso convide e veio até Rio das Ants nesta tarde, de forma totalmente voluntária, plantando sementes que esperamos que deem bons frutos”, destacou Paloma.

“Nós pudemos acompanhar o amor que estes artesãos, 15 mulheres e um homem, dedicam ao trabalho. Viemos capacitá-los não em relação ao trabalho deles em si, mas trazendo informações sobre legislação e a melhor forma de regularizar o trabalho com a obtenção das carteirinhas. Eu já passei por muitos municípios e com relação a Rio das Antas quero salientar a qualidade do trabalho, a dedicação, o acabamento das peças o que engrandece estes grandes talentos. Foi uma tarde memorável”, afirmou Cris Dobner.

Dentre as ideias lançadas durante a capacitação realizada na Câmara Municipal, que poderão se tornar novos projetos individuais dos artesãos, falou-se também sobre a criação de uma associação congregando a todos os artesãos que quiserem participar.

Outra dica importante deixada pela palestrante foi a questão da precificação, ou seja, como cobrar por uma peça de artesanato.

“O cálculo deve levar em conta o custo do material e o número de horas de trabalho para confecção da peça, para que o preço não fique muito baixo e deixe de contemplar todo o esforço. Outra dica que deixo, é que os artesãos imprimam suas marcas nas peças de artesanato, porque produto sem marca pode ser reivindicado por qualquer um”, finalizou Cris Dobner.

Para maiores informações, acesse o link da live:

https://www.facebook.com/agorasc10/videos/767970819262851

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *