

Caçador: Voos diretos para Florianópolis e com valores reduzidos devem iniciar em novembro
A rota será operada pela companhia aérea Aeroplanum
A cidade de Caçador passará a contar com voos comerciais para Florianópolis a partir de novembro deste ano. A rota será operada pela companhia aérea Aeroplanum, que terá três frequências semanais, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.


A Aeroplanum é uma empresa paulista que atua em modelos semelhantes aos aplicativos de mobilidade. Para iniciar as operações, utilizará aeronaves de uma companhia parceira do Rio Grande do Sul. Segundo o diretor-executivo, Geraldo Velasquez, a proposta busca oferecer mais regularidade e tarifas acessíveis.
“Trabalharemos dentro da média do mercado, mas com valores um pouco abaixo e promoções frequentes, para ampliar o alcance à população”, destacou.
Horários dos voos
Segundo a empresa, serão duas opções de saída de Caçador:
– 10h30, com chegada à capital às 11h30
– 11h50, com chegada às 12h50
A duração aproximada é de uma hora, reduzindo drasticamente o tempo de deslocamento: de carro, a viagem leva em média 6h15, e de ônibus, cerca de 8h30.
Expansão prevista para 2026
Além de Caçador, a companhia deve iniciar voos em Lages ainda este ano. A meta para 2026 é ampliar a operação para seis frequências semanais em Caçador e incluir novos destinos, como Navegantes e Joinville. Outras cidades, entre elas Joaçaba e Criciúma, também devem receber voos regionais.
Os voos em Caçador serão feitos com um Cessna 208B Grand Caravan, com nove assentos. Atualmente, esse modelo é um dos mais utilizados no Brasil em rotas regionais.
Companhia aérea terá voos semanais para Florianópolis – Foto: João Vitor Granemann/NDTV Record/ND
De acordo com a empresa, a decisão de investir em Caçador foi motivada pelo potencial econômico da cidade, que se destaca como polo industrial e de exportação, conhecida como “capital da madeira”. A avaliação da companhia é de que o aeroporto local oferece infraestrutura adequada e acima da média para esse tipo de operação.
Vantagens ao consumidor
Além das passagens mais acessíveis, a Aeroplanum pretende disponibilizar planos corporativos por assinatura, com direito a partir de 20 voos por mês, bilhetes válidos por até 90 dias e possibilidade de transferência de titularidade.
Atualmente, o deslocamento entre Caçador e Florianópolis depende apenas das rodovias ou de aeronaves particulares. A abertura da nova rota aérea é vista como um avanço logístico e estratégico, que pode impulsionar a economia regional e fortalecer a integração do Meio-Oeste catarinense com outras regiões do estado.
Com informações e fotos: NDMais