Dados relacionados à violência contra as mulheres são divulgados na Câmara de Caçador

PUBLICIDADE

mulheres

Em 2024 foram registrados o total de 1.037 de violência contra a mulher

O vereador Clayton Zanella (União) trouxe a público durante sessão ordinária desta segunda-feira, 10, números preocupantes com relação à violência contra a mulher em Caçador, obtidos junto à Delegacia de Polícia. Segundo ele, foram registrados em 2024 o total de 1.037 ocorrências desta natureza, incluindo 463 ameaças, 12 casos de calúnia, 33 de difamação, 5 estupros, 158 injúrias e 189 lesões corporais dolosas.

Já neste ano, os números continuam alarmantes. “Apenas em janeiro de 2025, já foram contabilizadas 43 ameaças, 2 difamações, 15 injúrias, 20 lesões corporais leves e 9 vias de fato, o que demonstra a necessidade urgente de ações e implantação de políticas públicas para mudar esta realidade”, afirma.

Clayton destacou ainda que as ações de conscientizações não podem ser limitadas a homenagens no Dia Internacional da Mulher, pois os números revelam que Caçador se destaca negativamente entre os municípios catarinenses no índice de violência contra a mulher e feminicídio.

Ele informou que já está em tratativas com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (COMDIM), juntamente com o vereador Johny Marcos, para desenvolver um projeto de lei que envolva a Guarda Municipal na proteção das mulheres, e reforçou que essa pauta deve ser amplamente debatida na Câmara, dada sua gravidade e urgência.

O assunto foi complementado na Palavra Livre pelas representantes do Coletivo de Mulheres de Caçador, Ilone Moriggi e Adriana Costa Schmidt, que discorreram sobre o Dia Internacional da Mulher.

Elas destacaram dados alarmantes sobre feminicídios, citando que entre janeiro e outubro de 2024, Santa Catarina registrou 46 casos, resultando em uma mulher assassinada a cada 6,6 dias, reforçando a necessidade de mais ações de prevenção e suporte às mulheres em situação de risco.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima