Vereadores cobram explicações sobre obrigatoriedade de vacina contra Covid para matrícula escolar
Secretária de Educação garante que não será negada matrícula a crianças que não estejam vacinadas
Os vereadores de Caçador repercutiram em plenário durante sessão ordinária desta segunda-feira (4) o ofício encaminhado na semana passada pela Secretaria Municipal de Educação aos educandários da rede, informando da obrigatoriedade da vacinação dos alunos contra a Covid-19, como requisito para matrícula na rede municipal de ensino, ou abrindo prazo para que os pais coloquem a vacina dos filhos em dia.
O presidente da Comissão de Educação, Johny Marcos, e o relator Moacir D’Agostini estiveram reunidos com a secretária da pasta Lenira Carneiro para tratar do assunto, e informaram em plenário que não será negada matrícula a nenhuma criança que não esteja vacinada.
Eles cobraram esclarecimentos sobre a forma como a informação foi divulgada à população, destacando que a maneira como foi apresentada gerou um grande alvoroço na semana anterior.
Já o vereador Fabiano Dobner apresentou pedido de informação ao Executivo buscando esclarecimentos sobre a orientação aos pais, defendendo um debate maior sobre autonomia dos responsáveis para decidir se querem ou não vacinar seus filhos.
Ele disse ainda que a garantia de que a vacinação não será um impedimento para a matrícula escolar alivia parte das preocupações dos pais, e no seu ponto de vista é preciso uma abordagem equilibrada e respeitosa às decisões de vacinação, especialmente quando há receios em relação aos efeitos da vacina em crianças.