Vereadora solicita programa de acolhimento e reabilitação para moradores de rua
Objetivo é tratamento humanizado para moradores de rua e dependentes químicos
A vereadora Lidiane Cattani (PL) solicitou ao Executivo durante sessão ordinária desta segunda-feira, 8, que seja encaminhado à Câmara um projeto de lei que possibilite a criação de programas voltados ao acolhimento e tratamento humanizado de moradores em situação de rua e dependentes químicos em Caçador.
Segundo ela, o objetivo de proporcionar a estas pessoas condições dignas para reintegração à sociedade, incluindo reabilitação, desintoxicação e tratamento de vícios.
“A legislação deve contemplar ainda medidas punitivas para aqueles que praticam a mendicância e, para auxiliar o Executivo, anexamos junto à indicação um modelo de projeto elaborado pelo município de São Miguel do Oeste, onde na prática já vem dando certo”, explica Lidiane.
Ela ainda apresentou vídeos de ações em Florianópolis e Chapecó, onde os esforços coletivos têm recuperado pessoas, proporcionando maior dignidade humana e a possibilidade de recomeço. “O nosso pedido busca tentar resolver o problema, que já se tornou crítico em nosso munícipio, gerando transtorno para a comunidade e prejudicando de forma significativa essas pessoas”, finaliza.