PUBLICIDADE

Tempo: Como termina o inverno em SC?

sol

Próximo trimeste terá chuvas e temperaturas mais elevadas

Tempo firme e mais frio na quarta e quinta-feira, 16 e 17.

A partir de sexta-feira, 18, o tempo muda com o retorno da chuva e dos temporais isolados, associados a chuva intensa, raios, rajadas fortes de vento e granizo, devido a áreas de baixa pressão desde a superfície aos níveis mais altos da atmosfera, e a passagem de uma frente fria entre a segunda e a terça-feira, 21 e 22.

A primavera que inicia no Hemisfério Sul, no dia 22 de setembro às 21h05, começa com chuva e declínio das temperaturas em SC. A climatologia da estação é de aumento natural dos acumulados pluviométricos.

Para este trimestre, a previsão indica chuva acima da média climatológica em SC, com volumes mais expressivos nos próximos meses, sobretudo em outubro e novembro. Aumenta também os eventos de chuva intensa e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais e potencial para tempestades severas.

Essa condição se deve ao El Niño de intensidade muito forte nos meses de primavera, com previsão de persistir até o início do outono de 2027.

E a temperatura como fica?

A previsão é de temperatura acima da média climatológica, com temperatura amena e próxima da média em setembro e com maior aquecimento em outubro e novembro. 

Leia mais

PUBLICIDADE