20 de setembro de 2024
Economia

Sebrae apoia Seminário do Morango em Matos Costa

Município é importante produtor de morangos, com mas de 70 famílias produtoras

Nesta quinta-feira, 25, o município de Matos Costa realizou o III Seminário do Morango. O evento reuniu especialistas e agricultores no Salão do Parque de Eventos Germano Passero. O seminário, é uma iniciativa da Prefeitura juntamente com a Epagri e contou com o apoio do Sebrae e da Cresol.

A iniciativa contou com palestras das engenheiras agrônomas da Udesc, Juliana Martins de Lima e Francine Regianini Nerbass, e os engenheiros agrônomos Sergio Omar de Oliveira (da Cidasc) e Marcos Antônio de Campos (da Consultec e consultor Sebraetec do Sebrae). A temática abordada pelos palestrantes envolveu desde técnicas de cultivo até estratégias de mercado, inclusive com a apresentação das novas variedades de mudas de morango pela Udesc.

O município de Matos Costa se destaca como um importante centro de produção de morangos, com mais de 75 famílias envolvidas diretamente no cultivo. A região abrange uma área de mais de 17 hectares de cultivo protegido, totalizando mais de 750 mil pés de morango. A vasta produção não apenas gera renda para as famílias locais, mas também fortalece toda a cadeia produtiva relacionada à comercialização da matéria-prima e dos insumos necessários.

Ao longo de 2023, a Epagri realizou mais de 100 atendimentos na região, incluindo visitas às propriedades rurais, demonstrando a contínua busca por inovação e conhecimento que caracteriza o setor. Desta forma, o Seminário do Morango é relevante para a disseminação de novas técnicas e práticas sustentáveis que podem transformar economicamente, ambientalmente e socialmente a produção local.

O evento contou com a presença de várias autoridades, incluindo o prefeito Paulo Camargo, o analista técnico do Sebrae Enio Albérto Parmeggiani, o coordenador do programa ATER, Jonatan Galio, o presidente da Câmara de Vereadores, João Hofliger, além do gerente regional da Cidasc, de Luiz Bratti, e outras instituições.

“Ao apoiar iniciativas como a do Seminário do Morango, o Sebrae reforça seu papel vital no apoio ao empreendedorismo rural e na promoção de práticas agrícolas que assegurem um futuro mais sustentável para toda a região”, comenta Aloísio Salomon, que é gerente do Sebrae da Regional Meio-Oeste.

Imagens: Prefeitura de Matos Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *