Presidentes de partidos esboçam secretariado de Alencar Mendes
Prefeito faz viagem particular e emenda com busca de recursos em Brasília
O prefeito reeleito de Caçador Alencar Mendes (PL) faz uma viagem particular esta semana e aproveita para emendar com uma viagem à Brasília com o objetivo de encaminhar recursos para o município daquilo que os políticos chamam de “raspa de tacho” de recursos federais.
Antes da viagem Alencar conversou com os presidentes de partidos que estiveram na reeleição, sendo PSDB, PL, União Brasil e PP, deixando incumbências para a formação do secretariado para a gestão que inicia em 1º de janeiro de 2025.
Estão praticamente claros os quinhões de cada partido, conforme a tal de “geografia das urnas”. Desta forma, lideranças caminham para indicar: um do PSDB para a Infraestrutura; um do União Brasil para a Educação e um do PP para a Saúde. Depois vem as demais escolhas do PL e a redistribuição de outras secretarias, com exceção das chamadas pastas do “núcleo duro”, que são as do prefeito. Imagino que se enquadram neste quesito as secretarias de Governo, Finanças e Administração, além da Procuradoria-Geral.
Em relação à nomes, apurei com várias fontes de diversos partidos, que se trata de um segundo passo. Porém, começa a ganhar corpo uma diretriz, a de que os vereadores eleitos não devem ocupar secretarias, pelo menos neste primeiro momento.
Quando Alencar reassumir o cargo de prefeito, que nestes dias de viagem ficará com o presidente da Câmara Municipal, Amarildo Tessaro, deverá haver reuniões para conhecer o teor das conversas dos presidentes de partido. Tanto pode aceitar as indicações como pode decidir segundo seus próprios critérios.
Alencar me disse, pessoalmente, que uma definição do secretariado, somente deverá ocorrer após o dia 10 de dezembro.