O peso da legenda na eleição e os candidatos que querem tudo para si
Questão, em muitos casos, tem a ver com a ação dos demais candidatos que querem tudo para si
Embora nos casos das desistências de Caio Rocha e Glaci Cardoso de concorrer a vereador nas eleições deste ano, que pouco ou nada tem a ver com o assunto que abordo, é notório que fica uma certa preocupação nos demais candidatos. Isto por causa da tal da legenda.
É nesta hora que a consciência pega aqueles candidatos que ficam incomodando as lideranças dos comandos partidários, principalmente presidente de partido, pedindo para que fulano, beltrano e sicrano não concorram por que foram seus cabos eleitorais na eleição anterior.
Aqui em Caçador e nos demais municípios, isto é muito comum.
“Fulano não pode concorrer porque temos o mesmo eleitorado. Nenhum dos dois se elege”, etc e tal. Besteira.
Ou então, “não aceite tal pessoa em nosso partido porque ele é muito forte e tira uma vaga do grupo”. Bobagem.
Eu tenho certeza absoluta que tanto Caio quanto Glaci fariam votações importantes para si e para a legenda, mas o motivo pelo qual se retiraram da disputa tem nada a ver com os comentários ou com “trabalho” de alguém para que eles desistissem.
Cada vez que falo do assunto, lembro de um caso em Fraiburgo, em 2004.
Eu presidia um partido e estávamos trabalhando para fazer uma grande nominata de candidatos a vereador. Havia um vereador que tinha uns quatro mandatos e que não desejava ficar no partido em que estava e me procurou. Levei o assunto para o grupo e a resposta foi clara: Não, não filiamos, porque ele é muito forte e tirar uma vaga nossa.
Ok. Não filiamos e ele foi para um outro partido.
No final da eleição, este vereador que foi à reeleição fez uma baixa votação e o número de votos ficou abaixo do primeiro suplente de nosso partido, com 400 e poucos votos. Mas faltou uma miséria de votos para o nosso primeiro suplente conseguisse a vaga como titular. Entenderam?
Os votos podem fazer falta para a legenda e daí pode ser que estes, que lutaram para se fortalecer pessoalmente, fiquem pelo caminho pela falta de votos que tais candidatos fariam.