Lideranças tucanas articulam fusão com outros partidos
Li nesta sexta-feira, 10, em um site de notícias de grande audiência nacional, que o PSDB tem conversas com pelo menos quatro partidos para fazer uma fusão. Seriam o MDB, PSD, Podemos e Republicanos, sendo que nos dois primeiros casos, as conversas estariam mais adiantadas.
O problema, avaliam lideranças, são as acomodações regionais, que alguns tem temor em “tratorar” e o grupo não aceitar e rachar, pois o ideal é que as lideranças se unissem em torno da fusão.
Outra questão é o nome do partido e até mesmo o número pelo qual é representado. Vocês acham que MDB, por exemplo, pela história que tem, toparia mudar de nome? Acho difícil.
Aécio Neves, deputado e ainda uma das maiores lideranças tucanas, não quer saber de acomodações regionais. Diz ele que por causa de acomodações é o PSDB reduziu de tamanho.
Raqual Lyra, tucana, governadora de Pernambuco, está com um pé no PSD e outras lideranças poderão tomar este caminho ou ainda outros.
É ver o que acontecerá no primeiro semestre, porque as promessas são de resolver o assunto até o mês de março e começar a se preparar para as eleições de 2026.
Aqui na região de Caçador, seria engraçado ver lideranças adversárias, em alguns municípios, quase inimigas, ter que conviver em um mesmo partido.