Menos, bem menos, Márcio JF
Candidato derrotado no domingo já se lança para deputado estadual
Confesso que achei estranho e tratei de conferir. Pois é verdade! O vereador Márcio JF (MDB), candidato derrotado na eleição para prefeito de Caçador, na noite de domingo, 6, justamente no dia em que perdeu a eleição, comemorou os 15.480 votos e lançou candidato a deputado estadual em 2026, perguntando o que o eleitor acha da ideia.
Márcio JF tem todo o direito, como cidadão, a postular e se colocar à disposição para disputar eleições dentro das regras eleitorais. Mas… é muito cedo.
Primeiro, penso que o MDB e nem Márcio JF são “donos” destes 15.480 votos. É nítido que o candidato a vice em sua chapa, o vereador Jean Ribeiro, levou para a coligação encabeçada pelo MDB, pelo menos 1/3 da votação.
Então, menos, bem menos!
Segundo, é que uma primeira leitura se nota que Caçador poderá ter até 3 candidatos a deputado estadual, sem contar em outros nomes de municípios muito próximos de Caçador.
Na eleição passada houve um acordo em que Cobalchini e Saulo fizeram uma campanha “por Caçador”. O que aconteceu é que o MDB não retribuiu no mesmo apoio a Saulo, indo buscar em Joinville, um candidato para contrapor, que foi o deputado estadual Fernando Krelling.
Agora em 2026, Saulo poderá ser novamente candidato a estadual, Márcio JF já posiciona e Jean Ribeiro poderá representar o PSD na região. E daí?
E daí que em um cenário embolado, são maiores as chances de Caçador continuar sem deputado estadual.
Mas, como bala trocada não dói, que tal se Saulo sai candidato a deputado federal. Como fica a situação de Cobalchini. Aliás, prevejo algumas dificuldades para Cobalchini em Caçador e região, mesmo sem Saulo. Não será como d’antes.
Mas, seguido se houve falar que Cobalchini mira uma vaga na majoritária.
Claro que estas lideranças vão conversar e tentar descongestionar Caçador e região.
É só um pitaco. Não fiquem bravos comigo!