Itatiba do Sul: Músicos do Contestado se apresentam no Rio Grande do Sul
Apresentação dos 42 integrantes encantou o público
Os jovens talentos do projeto Músicos do Contestado estiveram no dia 19 de setembro na cidade de Itatiba do Sul (RS) com a banda sinfônica Augusto Francio composta por 42 componentes, para se apresentar no “Projeto Cultura e Ação III”, realizado pelo Instituto Humaniza por meio da Lei de Incentivo à Cultura tendo como patrocinadores a Foz do Chapecó e Sulfibra.
O projeto Músicos do Contestado, desenvolvido em Caçador e região, promove a inclusão sociocultural de mais de 1.000 crianças e adolescentes por meio de aulas de musicalização, instrumentos de sopro e percussão, de forma gratuita e democrática. Composto por três bandas sinfônicas e uma orquestra de flauta doce, o projeto é uma verdadeira ferramenta de transformação social.
Sob a regência do Maestro Marcos Paulo Arcari e com a participação de diversos professores, o Músicos do Contestado vai além da música, promovendo valores como disciplina, trabalho em equipe e comprometimento. O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e conta com o apoio de uma rede de empresas e instituições, e coordenação técnica do Instituto Humaniza.
Além dessas apresentações, o Projeto Cultura e Ação III teve a participação especial de talentos locais, alunos das escolas de Itatiba do Sul, que brilharam no palco, mostrando que a cultura é uma poderosa ferramenta de expressão e transformação social.
O projeto Músicos do Contestado possui o apoio da Prefeitura de Caçador, Uniarp, 15º Batalhão da PM, Hotel Kindemann, Imobiliária Bello, Unoesc, Arte & Estilo, Daniela Tombini, Meio Oeste Ambienta e Laminados AB.
Patrocinadores: Alfa Transportes, Fiat Carboni, Frameport, Baú Madeiras, Auto Coletivo Caçador, Lamipack, Viposa, Videplast, Guararapes, Rotta Móveis, Adami S/A, Delta, Duplaquímica e Fischer.