17 de maio de 2024
Geral

Governo de SC decreta situação de emergência por causa da dengue

Doença está avançando e mais uma morte foi confirmada em Joinville

O Governo de Santa Catarina decretou emergência nesta quinta-feira, 22, por conta do avanço dengue. A assinatura do documento ocorreu nesta manhã durante coletiva, em Joinville. A cidade é a que mais registra mortes pela doença no Estado.

Segundo o documento, quatro motivos levaram Santa Catarina a decretar emergência: 1) elevado número de municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti; 2) aumento de casos prováveis em relação a 2023; 3) registro de óbitos por dengue; 4) risco de colapso no SUS (Sistema Único de Saúde).

O decreto tem validade de 180 dias e possibilita o governo catarinense a angariar mais recursos federais para o combate à dengue em território estadual. A Prefeitura de Joinville já havia decretado emergência na última segunda-feira (19) por conta da doença e entrou em alerta vermelho.

Assinatura do decreto

O ato de assinatura contou com a presença da governadora em exercício Marilisa Boehm, da secretária da Saúde, Carmen Zanotto, do superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi, além do prefeito Adriano Silva e demais autoridades.

Na oportunidade, também foi confirmada mais uma morte por dengue em Joinville. Segundo a prefeitura, a vítima era um idoso de 66 anos, tinha comorbidades e morava no bairro Aventureiro. A morte ocorreu no dia 14 em um hospital da rede pública.

Com esse óbito, Joinville já acumula seis pela doença, seguida de Araquari (01), Itajaí (01) e Itapiranga (01). Outras duas mortes ainda estão em investigação em Araquari e Navegantes.

‘Explosão’ de dengue em SC

No último boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Santa Catarina registra 17.696 casos prováveis de dengue em 177 municípios. Os dados indicam um aumento de 650% em relação ao mesmo período do ano passado.

Detalhes da vacinação

Santa Catarina recebeu as primeiras doses da vacina nessa quarta-feira, 21. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), chegaram 29.100 doses do imunizante, cujo destino e público-alvo já estão definidos.

A secretaria informou que, devido ao baixo quantitativo de doses, seguirá a orientação do Ministério da Saúde, distribuindo essas primeiras doses para crianças de 10 e 11 anos de 13 municípios da região Norte catarinense, onde concentra a maioria das mortes por dengue no Estado.

Com informações: ND+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *