Eleições 2026: Saulo e Borga conversam

PUBLICIDADE

dupla

Encontro pode iniciar o delineamento das pré-candidaturas pela região

Os ex-prefeitos de Caçador, Saulo Sperotto (PSDB) e de Videira, Dorival Borga (PL), trocaram figurinhas na semana que se encerra.

Saulo postou uma foto com o seguinte texto:

Diálogo que constrói o futuro!

Hoje foi dia de trocar ideias com um grande amigo e líder, o ex-prefeito de Videira, Dorival Borga. Conversamos sobre desenvolvimento regional, fortalecimento institucional e a importância de uma representatividade que realmente faça a diferença para nossa gente.

Quando experiências se encontram, boas soluções surgem! Seguimos ouvindo, debatendo e construindo caminhos para um futuro melhor.

Não precisa ser expert em política para fazer a leitura de que a conversa pode ser o início do delineamento de candidaturas na região.

Explico:

Os dois tem projetos políticos eleitorais para 2026, e em princípio os dois seriam candidatos a deputado estadual, mas ambos tem problemas. Borga preside o PL de Videira; Saulo, muitos tem afirmado nos últimos seis meses, também estaria a caminho do PL.

Ocorre que o PL tem uma enxurrada de candidatos na região, senão vejamos: Ricardo Grando é o candidato do governador e tem base eleitoral em Joaçaba, Borga em Videira, Saulo em Caçador e a prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel, gostaria de concorrer, renunciando a prefeitura. Receio que com tantas candidaturas, a região, novamente, fique sem representantes.

E tem mais: o Doutor Jorginho, que foi vereador, vice-prefeito, candidato a deputado estadual e vice que chapa que perdeu as eleições para Wilmar Carelli (MDB), em Videira, também sonha com uma candidatura e tem sido sondado por outros partidos, como por exemplo, o Republicados, que em SC é satélite do PL. Em Caçador, o PSD não passará em branco e lançará candidatura e em Canoinhas, creio, Juliana não concorrerá sozinha. Resultado: muita divisão e grandes chances de continuarmos sofrendo com a falta de representatividade.

Pode ser que alguns dos nomes citados acabem refugando ou então, concorrendo para deputado federal, chocando com Valdir Cobalchini (MDB) e melando possíveis acordos em andamento.

A vereadora Jana Guedes (PDT) de Videira, por ora, assiste o jogo; o mesmo ocorrendo com a caçadorense Isadora Piana, catapultada para a presidência nacional da Juventude do NOVO.

E o MDB não lança candidatura na região: E o PT?

Cenário, hoje, congestionado.

Mas, nem tudo está acertado nos partidos. Saulo por exemplo, mesmo com muitas especulações que sairia do ninho tucano, poderá continuar no PSDB ou até, ir para o PSD, que está carente de candidaturas mais robustas na região.

Um fato inegável, é que está todo mundo, de calculadora na mão, tentando entender o cenário e ver por qual legenda o caminho para a Alesc e a Câmara Federal, seria mais curto.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima