O palco foi o Teatro da Uniarp em Caçador
No último domingo, 1º de dezembro, o Teatro da Uniarp em Caçador foi palco do encerramento do projeto Prelúdio em 2024, com o concerto “Alma Brasileira”. O projeto foi realizado pelo Ministério da Cultura com o apoio da Associação dos Amigos da Música (Amimu). A apresentação final coroou uma temporada marcada pelo sucesso de público, consolidando o projeto como uma referência na valorização da música sinfônica e na celebração da rica produção artística de compositores brasileiros.
Sob a regência do maestro Patrick Cavalheiro, a Orquestra Sinfônica de Caçador, da Amimu, encantou a plateia com um repertório que uniu o erudito ao popular, explorando a essência da identidade cultural brasileira. Em Caçador, o evento teve um significado especial, celebrando os aniversários das empresas Guararapes (40 anos), Viposa (70 anos) e Madeireira Salamoni (80 anos), que são pilares do desenvolvimento regional. Os empresários Moacir Salamoni e Gilberto Seleme prestigiaram o evento e fizeram o uso da palavra antes da apresentação. Ambos reiteraram a relevância cultural das ações desenvolvidas pela entidade, a exemplo do concerto “Alma Brasileira”.
Antes de chegar ao palco da Uniarp no último domingo, o concerto encantou o público no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis, no dia 26 de novembro com lotação máxima.
“Alma Brasileira é mais do que um concerto, é uma experiência cultural profunda. Nosso objetivo foi tocar os corações das pessoas e despertar o orgulho pela riqueza da música sinfônica brasileira”, destaca o maestro Patrick Cavalheiro. E o resultado foi justamente esse: emoção, conexão e um público mais próximo das suas raízes culturais.
Mais de 6,5 mil pessoas prestigiaram a temporada
O Projeto Prelúdio, que compreendeu quatro programas de concertos duplos ao longo do ano de 2024 (Prelúdios e Aberturas, Sinfonias, Grandes Clássicos e Alma Brasileira), superou todas as expectativas da organização. Inicialmente previsto para atender 2.800 pessoas, o projeto alcançou um total de 6.507 espectadores, um crescimento expressivo de 132,39% em relação à meta inicial.
Além dos concertos, o projeto promoveu quatro palestras, que reuniram 280 participantes, em sua maioria estudantes e professores de escolas públicas. Ensaios abertos e ações de divulgação também contribuíram para democratizar o acesso à música sinfônica, ampliando seu alcance e impacto cultural.
O projeto Prelúdio foi realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio das empresas Adami S/A, Móveis Rotta, Madeiras Salamoni, Guararapes, Blubrasil, Frameport, Dupla Química e Fischer Frutas. Instituições como Amimu, Uniarp, Reunidas, Fundação Catarinense de Cultura e o Governo do Estado de Santa Catarina também foram fundamentais com seus apoios, além da promoção do Ministério da Cultura do Governo Federal.