PUBLICIDADE

EJA do Sesi: Estudantes de Caçador produzem “lanternas da esperança” para crianças com câncer

lanternas

Iniciativa também contou com apoio de empresa que doou 160 pares de pantufas para os pacientes

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesi em Caçador iniciaram uma corrente de solidariedade que levará conforto e acolhimento a crianças em tratamento oncológico no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.

A iniciativa resultou na produção de 190 lanternas inspiradas em uma tradição tailandesa que simboliza deixar para trás momentos difíceis e renovar a esperança.

Também foram confeccionados 160 pares de pantufas para proporcionar mais conforto aos pacientes durante o tratamento.

O projeto mobilizou estudantes, familiares, costureiras voluntárias e uma indústria, unindo educação, voluntariado e responsabilidade social.

Corrente de solidariedade
– 190 lanternas produzidas por estudantes da EJA
– 160 pares de pantufas confeccionados por costureiras voluntárias
– famílias ajudando na montagem dos kits
– materiais doados pela indústria têxtil Maria Emília
– doações para entregar a crianças em tratamento oncológico

Produção começou em março deste ano; entrega para crianças internadas está prevista para agosto

Como são feitas as lanternas

As lanternas são confeccionadas com vidros de conserva reutilizados, luzes de LED e sisal. A produção começou em março e envolveu estudantes da EJA em um trabalho com divisão de tarefas.

O hospital Joana de Gusmão foi escolhido por oferecer tratamento oncológico. Das 190 lanternas, 30 serão entregues no Hospital Maice, de Caçador.

Como surgiu a ideia

As lanternas já haviam sido produzidas em 2024 e 2025, quando estudantes da EJA foram convidados a lançá-las no Rio do Peixe em uma atividade de reflexão e superação de momentos difíceis.

Em 2026, a proposta passou a abordar também a consciência ambiental, já que as luzes de LED utilizadas nas peças precisam ser recolhidas posteriormente para evitar a poluição do rio.

Neste contexto, a professora Daiane Xumadelo percebeu a oportunidade de dar mais propósito ao projeto, direcionando as lanternas para crianças em tratamento oncológico.

Costureiras e indústria entram em ação

A ação foi ampliada quando uma estudante da EJA, que trabalha na indústria têxtil Maria Emília, identificou a oportunidade de envolver a empresa no projeto.

A indústria doou os materiais utilizados nas pantufas, enquanto costureiras da empresa assumiram voluntariamente a produção das peças após o expediente de trabalho. A fabricação começou em junho.

Saiba mais sobre a EJA do Sesi/SC

A EJA do Sesi/SC leva educação básica a pessoas que não puderam concluir os estudos na idade regular. Criada em 1999, já contribuiu para a formação de mais de 100 mil pessoas em todo o estado.

Leia mais

PUBLICIDADE