UNIARP prossegue com investimentos em estrutura física e qualificação docente

Share Button

2020 foi um ano de desafios para a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). A pandemia do novo coronavírus alterou a rotina acadêmica. As aulas remotas desde o Colégio de Aplicação até os cursos de graduação, pós-graduação e nos mestrados mobilizou todos os professores e funcionários técnico-administrativos para uma nova realidade, por meio da internet. Mesmo diante deste cenário desafiador, a Universidade prosseguiu com projetos de obras e melhorias na sua estrutura física. Além da compra de equipamentos para os diversos cursos e setores. Também houve grande atenção com a qualificação docente para melhores resultados para todos os acadêmicos.

Entre as melhorias realizadas, destaque para o Teatro da UNIARP que foi completamente reformado. As obras incluem pintura interna e externa, reforma na parte elétrica, troca de todo o piso e da cobertura externa, plataforma elevatória para pessoas com deficiências, troca do assoalho do palco, reestilização externa da fachada, sistema de som completo para eventos de qualquer porte, novo sistema de climatização e de iluminação, reforma dos banheiros e troca de todas as poltronas.

Foram realizadas ainda reformas nos banheiros do bloco A, reformas no térreo do bloco B com troca do piso, pinturas e iluminações, construção de nova sala de Orientações Metodológicas, Sala de Professores de Tempo Integral e reforma e ampliação na Farmácia Escola, setor de Apoio, repaginação da Sala dos Professores e Escritório Modelo, além da construção de floreira com bancos e lixeiras de madeira.

Foi realizada a troca de piso do 1º andar do bloco A, e o mesmo acontecerá nos demais andares em 2021. Foi feita a reforma do bloco C para comportar salas e laboratórios para o curso de Medicina, ampliação de mais dois pavimentos no bloco C e construção da guarita na entrada da área de convivência. Para 2021 serão instalados dois elevadores entre os blocos A e C (espaço da antiga sala dos professores), para atender normas de acessibilidade.

Para Neoberto Balestrin, presidente da Fundação UNIARP, a entrega de um ensino de qualidade depende também de um ambiente que promove a colaboração entre professor e estudante, com experiências práticas que agregam conhecimentos. “Nossa experiência de ensino depende de fazer melhor uso do espaço disponível, enquanto trabalhamos para entregar uma infraestrutura de referência. Precisamos investir para oferecer melhorias para toda a comunidade acadêmica, bem como foco em espaços para aprendizagem social e interação colaborativa”, comenta.

Moderna estrutura para aulas práticas

A UNIARP investe constantemente na sua estrutura para compartilhar o conhecimento. Com o uso das metodologias ativas, a aulas na Universidade estão cada vez mais dinâmicas e interativas. Os métodos pedagógicos e as técnicas de sala de aula são projetados para disseminar o conhecimento da maneira mais eficaz.

“A UNIARP está em uma trajetória ascendente há vários anos, e tudo isso se deve ao trabalho árduo de uma equipe coesa e determinada. Continuamos a impulsionar a inovação em nossas abordagens de ensino e aprendizagem e excelência absoluta em nossas ações de pesquisa, ensino e extensão. E os resultados são visíveis. Estamos impactando positivamente comunidades em toda a região”, afirma o professor Dr. Anderson Antônio Mattos Martins, reitor da UNIARP.

As aulas práticas de todos os cursos contam com modernos e atualizados equipamentos, sob a tutoria de professores e especialistas com experiência do mercado de trabalho.

Os laboratórios são equipados com o conjunto completo de equipamentos e ferramentas de última geração que atendem às necessidades dos estudantes. Com a ajuda de uma equipe experiente, os acadêmicos são treinados em laboratórios para aprimorar suas habilidades práticas. 

Os cursos de Engenharia por exemplo, contam com os laboratórios de: solos e concreto, instalação hidrossanitária, instalação elétrica, topografia, desenho, construção civil, mecânica, elétrica, Escritório Modelo, entre outros. Todos equipados e preparados para análises práticas. Os acadêmicos da UNIARP aproveitam a vivência profissional desde as primeiras fases dos cursos, por meio de visitas técnicas, palestras com profissionais e atividades práticas.

Pesquisas que ajudam a transformar a região

A pesquisa na UNIARP é incentivada desde as primeiras fases. Todos os acadêmicos são envolvidos em atividades de pesquisas e ajudam a resolver desafios das indústrias, criar tecnologias e melhorar a saúde e o bem-estar das comunidades de toda a região. Prova disso são os eventos como o SEDEPEX, que a cada ano aumenta o número de trabalhos apresentados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *