Federações podem mexer com o cenário das eleições de 2026

PUBLICIDADE

fusão

PSDB e Podemos, União Brasil e Progressistas, podem ser definidas nos próximos dias

Existem duas propostas sendo articuladas em Brasília, unindo partidos políticos no plano nacional, que poderão ter repercussões nos cenários políticos de Santa Catarina, nas eleições de 2026.

A primeira delas é a fusão entre PSDB e Podemos, para depois participar de uma federação com o Solidariedade, o que em SC, podem apresentar novidades.

É que o PSDB e o Podemos analisam o cenário em que o governador Jorginho Mello (PL) e o prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD) podem disputar. Enquanto o presidente do PSDB, deputado Marcos Vieira está mudo e fala que poderá ser candidato a governador, a deputada Paulinha, que presidente o Podemos, ouve conversas dos dois candidatos e aguarda para decidir mais à frente. A decisão, por ora, é de que deverá concorrer a Câmara Federal.

Por outro lado, União Brasil e Progressistas, que caso a federação seja aprovada terá que decidir qual o caminho (União está próximo de João Rodrigues e o PP participa do governo de Jorginho). Mas o que está pegando, é o comando partidário.

No plano Nacional, o ex-presidente da Câmara Federal Arthur Lira (PP), não quer abrir mão da presidência e Antonio Rueda, presidente do União Brasil, também não.

Pelas contas das lideranças, as definições estão próximas.

Há uma dúvida jurídica que também pode afetar as articulações: no caso de fusão de partidos, as lideranças eleitas podem deixar o partido sem o temor de perder o mandato? Se sim, vai ser um “Deus nos acuda”.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima