Carol de Toni e as movimentações políticas no pós-eleições municipais
Muita gente buscando espaço e pensando em 2026
Nesta quarta-feira, 6, chegou ao conhecimento que a deputada federal Carol de Toni (PL) está buscando espaço para concorrer ao Senado Federal, embora tenha consciência da luta que trava para conquistar a vaga. Ela admite que o que parece mais próximo, ainda é a vaga para ir à reeleição.
E a luta será grande, porque o governador Jorginho Mello (PL) deseja formar um grande arco de alianças e pode não sobrar vaga para mais um do PL, além dele próprio, na majoritária. São quatro vagas: governador, vice e duas vagas para o senado. Não conto as vagas de suplente de senador, porque entendo que Carol está muito acima para aceitar uma suplência.
Jorginho busca o MDB e se fechar, terá que dar pelo uma vaga na majoritária; tem o PP e Esperidião Amim pode desejar ir à reeleição; o União Brasil não embarca sem uma vaga majoritária e ainda falta falar do Novo, Podemos, Republicanos…
Do outro lado, está o PSD, que deverá ter uma chapa com duas vagas na chapa majoritária (governador para João Rodrigues e Senador, para Clésio Salvaro), sendo que também luta para ter o MDB, União Brasil, etc…
A “briga” já começou.