Internacionalização: acadêmicos de Medicina participam de imersão no cotidiano hospitalar em Portugal
A parceria é com a Universidade do Minho
A Uniarp iniciou uma parceria com a Escola de Medicina da Universidade do Minho em Portugal. A iniciativa contempla uma imersão no cotidiano hospitalar em diversas especialidades médicas como: cardiologia, medicina interna, gastroenterologia, anestesia, cirurgia pediátrica, pediatria e oftalmologia. Dez acadêmicos do curso de Medicina da UNIARP estão participando da imersão, junto com a professora Dra. Lina Rigodanzo Marins, coordenadora do curso. Também está participando o professor Dr. Levi Hülse, do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Sociedade.
Dia 16 de setembro os acadêmicos foram recepcionados pelo presidente da escola portuguesa, professor Dr. Jorge Correia-Pinto. Após a apresentação inicial, os acadêmicos da UNIARP visitaram os laboratórios, centro de simulação e o Hospital de Braga. O dia incluiu ainda uma palestra inspiradora sobre como tornar-se um profissional de excelência. A prática deliberada, combinada a uma mentalidade voltada ao crescimento constituíram os conselhos finais do professor português para o sucesso acadêmico.
Para a Dra. Lina Rigodanzo Marins, vivenciar o ser médico em uma outra cultura oportuniza aos estudantes aprendizados para além do currículo científico. “A internacionalização é uma prática exitosa de valorização de bons exemplos e estímulo à inovação”, destaca.